O Vaticano também está comprometido com metas de sustentabilidade e já iniciou sua transição para a mobilidade elétrica. Em comunicado, a Nissan confirma a entrega de uma unidade do Nissan Leaf 100% elétrico à cidade-estado, que simboliza a ambição compartilhada das duas organizações para atingir a neutralidade de carbono.
O exemplar do Nissan Leaf totalmente elétrico destinado à Santa Sé foi entregue ao Cardeal Giuseppe Bertello, Presidente do Governo da Cidade-Estado do Vaticano e Presidente da Comissão Pontifícia da Cidade-Estado do Vaticano.
Esta doação acontece após o lançamento da plataforma de ação Laudato si', que visa tornar as instituições católicas ambientalmente sustentáveis dentro de sete anos. A plataforma remete ao nome da encíclica papal de 2015, cujo tema é o meio ambiente.
Durante a entrega das chaves do Nissan LEAF na cor branca, em cerimônia especial no Vaticano, Marco Toro, Diretor Geral da Nissan na Itália, comentou:
"Em nome da Nissan, tenho a honra de apoiar a Santa Sé em sua jornada rumo à descarbonização de suas atividades, uma meta que é compartilhada pela Nissan".
Produzido na fábrica inglesa de Sunderland, o Nissan Leaf destinado aos mercados europeus está disponível atualmente com dois tamanhos de bateria. Junto com o recém-lançado Nissan Ariya, o modelo ajudará a Nissan a avançar com sua meta de eletrificação, onde 75% das vendas na Europa serão de carros eletrificados em 2023.
"Estamos trabalhando para que 75% de nossas vendas na Europa sejam eletrificadas até 2023, com uma linha de veículos 100% elétricos até os anos 2030. Para isso, contamos com o legado do Nissan LEAF, o primeiro veículo elétrico no mundo a ser comercializado em massa, que já conta com 530 mil unidades em circulação, permitindo economizar mais de 2,8 milhões de toneladas de CO2 em todo o mundo."
O Nissan Leaf está equipado com um motor elétrico de 149 cv que permite acelerar de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos e alcançar a velocidade máxima de 144 km/h. Já as baterias, garantem autonomia de até 389 km pelo padrão europeu WLTP.
Siga o InsideEVs Brasil no Twitter
Siga o InsideEVs Brasil no Facebook
Siga o InsideEVs Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nissan Leaf: nova geração terá início de produção em março de 2025
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Nissan Leaf: assinatura se torna única opção para ter o elétrico no Brasil
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Novo Nissan Leaf 2025: tudo o que sabemos
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Nissan Leaf: carro elétrico pioneiro tem produção encerrada na Europa