A Audi não pretende mais lançar carros com motores a combustão a partir de 2026. E isso serve para motores a gasolina e a diesel e também para os conjuntos híbridos (inclusive híbridos plug-in). De acordo com a apuração do Süddeutsche Zeitung, os modelos térmicos remanescentes permaneceriam no mercado até 2030, quando a marca se tornaria 100% elétrica.
O jornal alemão deu a notícia com base em algumas declarações que o CEO da Audi, Markus Duesmann, teria dado durante uma reunião com alguns representantes dos trabalhadores e da alta administração da empresa.
Nesse planejamento, os modelos Audi A3 e A4 não devem mais ter sucessores diretos, mas podem ser completamente redesenhados e receber outros nomes. Segundo o que foi apurado pela Automobilwoche, eles serão substituídos por um A3 e-tron e um A4 e-tron, naturalmente, totalmente elétricos.
Por fim, a publicação afirma que o último modelo com motor a combustão da marca a chegar ao mercado em 2026 seria um modelo da linha Q. Supostamente um novo Q8, que também receberia uma versão totalmente elétrica - a versão a gasolina duraria até por volta de 2030.
A Audi já havia declarado que não iria mais desenvolver novos motores de combustão interna e suas intenções sobre encerrar as vendas desse tipo de propulsão. No entanto, a data para se tornar 100% elétrica era 2035, prazo que agora está sendo reduzido para 2030.
Além disso, a Audi não quer se limitar a produzir carros elétricos. A empresa pretende se estabelecer como um fornecedor global de mobilidade com zero emissões e para atingir esse objetivo irá contar com diversas parcerias no setor de energia com foco nas fontes renováveis.
Esse plano inclui a construção de parques eólicos e solares em vários países da Europa nos próximos cinco anos. Um conjunto de infraestruturas que será capaz de gerar mais de 5 TWh de energia limpa anualmente, o que é bastante expressivo.
Siga o InsideEVs Brasil no Twitter
Siga o InsideEVs Brasil no Facebook
Siga o InsideEVs Brasil no Instagram
Fonte: Süddeutsche Zeitung via Spiegel
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Impressões Audi Q6 e-tron: trunfo para iniciar nova era de carros elétricos
Geely promove reestruturação: Zeekr assumirá o controle da Lynk & Co
Audi A2 E-tron: o restomod perfeito para o futuro elétrico
Chery inaugura 1ª linha de produção de baterias sólidas em larga escala
Novo Audi A3 híbrido plug-in: 143 km de alcance elétrico e recarga rápida
Hyundai Ioniq 9 é o primeiro SUV elétrico de 7 lugares da marca; veja fotos
Audi confirma: novo Q6 e-tron Sportback estará no Salão de Paris