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Ferrari 296 GTB estreia com motor V6, sistema híbrido e 830 cv

Supercarro híbrido plug-in acelera de 0 a 200 km/h em 7,3 segundos e pode rodar 25 km no modo totalmente elétrico

Ferrari 296 GTB - externa

Esta é a nova Ferrari 296 GTB, o primeiro carro de rua da marca equipado com um motor V6 em décadas. A designação se refere à tradição da marca do cavalo empinado: 296 é a combinação do deslocamento de 2.999 cc e a arquitetura V6 do motor térmico, enquanto GTB significa Gran Turismo Berlinetta, ou carro esportivo de dois lugares.

As dimensões externas da Ferrari 296 GTB são ligeiramente menores do que as da F8 Tributo, mas sob o capô traseiro há um poderoso trem de força híbrido plug-in onde um novo motor V6 turbo a gasolina de 663 cv e um motor elétrico de 167 cv trabalham em conjunto para uma potência combinada de 830 cv e um torque máximo de 75,4 kgfm

Galeria: Ferrari 296 GTB híbrida plug-in

V6 com potência recorde

Estes números excepcionais, que também revelam uma potência específica recorde para o motor a gasolina (221 cv / l), traduzem-se numa velocidade máxima de 330 km/h e num tempo de aceleração de 0 a 100 km/h em 2, 9 segundos. De 0 a 200 km/h, a máquina leva apenas 7,3 segundos.

O motor elétrico MGU-K2 posicionado entre o V6 e a caixa de câmbio de dupla embreagem de 8 velocidades é alimentado por uma bateria de 7,45 kWh que garante uma autonomia de 25 km no modo 100% elétrico, sempre com tração traseira. Quando o desempenho máximo é exigido do 296 GTB, os dois motores trabalham juntos para liberar os 830 cv mencionados anteriormente.

Para comparação, a nova Ferrari supera facilmente o único supercarro cupê com um motor híbrido plug-in V6, o McLaren Artura, que atinge "apenas" 680 cv. Até a "irmã mais velha" V8, a Ferrari F8 Tributo, fica atrás com seus 720 cv. Basta dizer que a 296 GTB está em segundo lugar entre as Ferraris de rua mais potentes da atualidade, no mesmo nível do 812 Competizione e atrás do SF90 Stradale.

Ferrari 296 GTB

Aerodinâmica e estilo avançado

Basta olhar para o estilo da Ferrari 296 GTB para entender como o trabalho de aerodinâmica guiou os trabalhos da Ferrari Style Center na redefinição das formas do cupê de dois lugares com motor central traseiro. A curta distância entre eixos (2,60 metros) e um comprimento de 4,56 metros deram origem à "Berlinetta mais compacta da última década".

No cockpit da Ferrari 296 GTB predomina o tema "totalmente digital" emprestado do SF90 Stradale, ou seja, a instrumentação na tela e os controles sensíveis ao toque no painel e no volante. Uma tela fina na frente do passageiro duplica parte da instrumentação para oferecer aos que estão sentados uma experiência de co-piloto.

Ferrari 296 GTB - teto

Voltando às especificações, vemos que o motor biturbo V6 de 3 litros possui um ângulo sem precedentes de 120°, uma solução que reduz o centro de gravidade do carro e permite que os dois turbos IHI sejam alojados de forma mais compacta no conjunto.

Com uma potência total de 830 cv e um peso seco de 1.470 kg, a Ferrari 296 GTB está posicionada no topo da categoria de supercarros com uma relação peso/potência de 1,77 kg / cv.

Assetto Fiorano

Para lidar com o potente trem de força híbrido existe o eManettino no volante que permite escolher entre quatro modos de condução. Com a função eDrive você roda apenas com o motor elétrico até 135 km/h e com o modo híbrido você deixa o sistema fazer a escolha mais eficiente entre o motor elétrico e o térmico.

Ferrari 296 GTB Assetto Fiorano
Ferrari 296 GTB Assetto Fiorano

Para obter o melhor desempenho existe também a possibilidade de selecionar o modo Performance que sempre deixa o V6 ativo que também recarrega a bateria para ter sempre potência total dos dois motores. O modo Qualify aponta então para o topo da velocidade e aceleração.

E para quem quiser ir além, existe a afinação Assetto Fiorano, que reduz o peso em até 15 kg e otimiza a aerodinâmica para uso em pista. A Ferrari 296 GTB Assetto Fiorano é caracterizada pelos amortecedores Multimatic derivados do GT racing, os apêndices aerodinâmicos dianteiros de carbono, os painéis das portas iluminados, o vidro traseiro ultraleve Lexan e os pneus Michelin Sport Cup2R. Uma pintura especial inspirada no 250 Le Mans com uma cor contrastante na frente, teto e traseira também está disponível como opcional. 

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