A Mercedes-Benz Trucks revelou oficialmente a versão de produção de seu primeiro caminhão elétrico a bateria - o Mercedes-Benz eActros para distribuição pesada. O importante anúncio faz parte da ambiciosa estratégia de eletrificação da marca alemã que promete diversos lançamentos de veículos elétricos nos próximos anos.
A versão conceito foi apresentada em 2016 e dois anos depois, em 2018, a empresa alemã iniciou os testes de protótipos. Os caminhões elétricos eActros entrarão em produção ao lado de caminhões com motorização convencional a combustão, na fábrica de Wörth am Rhein, na Alemanha, no segundo semestre deste ano.
O eActros estará disponível nos modelos de dois eixos e três eixos e posteriormente terá uma versão urbana - Mercedes-Benz eEconic - em 2022. Em 2024, a empresa pretende lançar também um semi de longo alcance (500 km), o eActros LongHaul. Todos os veículos Mercedes-Benz Trucks serão alimentados por baterias CATL.
Durante os testes internos e testes com os clientes, a frota de teste de protótipos do Mercedes-Benz eActros percorreu mais de meio milhão de quilômetros. O caminhão elétrico da Mercedes estará disponível em duas versões de bateria, com três ou quatro baterias de 105 kWh, para um total de energia de 315 kWh ou 420 kWh.
Espera-se que a versão equipada com a bateria de topo permita até 400 km de autonomia, o que provavelmente significa que a versão de bateria menor deve ser suficiente para 300 km com uma carga.
Para o trem de força, a Mercedes-Benz Trucks selecionou um eixo eletrônico de 400 kW com dois motores elétricos, enquanto a potência de carregamento CC é de até 160 kW (pelo menos na versão com bateria de 420 kWh - 20-80% SOC em mais de 1 hora).
O Mercedes eActros está equipado com uma infinidade de recursos tecnológicos, entre eles a MirrorCam (de série), que substitui os retrovisores laterais por câmeras e monitores.
"Com o eActros, a Mercedes-Benz Trucks não está apenas atenta à segurança ativa, por exemplo na forma de sistemas instalados de série como MirrorCam, Sideguard Assist S1R ou a quinta geração do Active Brake Assist (ABA) com pedestres detecção, mas também sobre os desafios associados aos veículos elétricos e seus sistemas de alta tensão."
Inicialmente, o caminhão elétrico estará disponível na Alemanha, Áustria, Suíça, Itália, Espanha, França, Holanda, Bélgica, Grã-Bretanha, Dinamarca, Noruega e Suécia. Em um segundo momento a Mercedes irá expandir as vendas do veículo para outros mercados.
Especificações do Mercedes-Benz eActros:
Siga o InsideEVs Brasil no Twitter
Siga o InsideEVs Brasil no Facebook
Siga o InsideEVs Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Mercedes-Benz inicia testes com caminhões elétricos no Brasil
Jaguar: inédito sedã elétrico de luxo aparece pela primeira vez
Mercedes-Benz mudará o nome dos veículos elétricos: adeus EQ
Electric Days: Arrow e Jadlog firmam parceria para van elétrica nacional
Novo Mercedes-Benz Classe S chega em 2030 e mata EQS
"Ele não sabe fazer uma bateria": diretor da CATL critica Elon Musk
Mercedes-Benz atinge 20 concessionárias para carros elétricos no Brasil