O BMW iX começou a ser produzido em série na fábrica da BMW em Dingolfing, na Alemanha. O primeiro SUV da marca alemã projetado como um veículo elétrico desde o início está sendo montado ao lado de modelos com motores a combustão e híbridos plug-in. Com preços anunciados para os mercados europeu e norte-americano, o SUV elétrico também está confirmado para o Brasil.
Vitrine tecnológica dos novos carros elétricos da marca, o BMW iX está sendo produzido na maior fábrica europeia do BMW Group, que recentemente passou por uma ampla reformulação na linha de montagem para ter a flexibilidade de construir um mix de modelos BMW Série 5, Série 7 e Série 8.
A BMW investiu um total de mais de 400 milhões de euros para produzir o novo BMW iX nessa fábrica. Muitas das medidas de readequação e reestruturação necessárias para o BMW iX irão beneficiar as gerações futuras do BMW Série 7 e Série 5, que sairão da linha de produção em Dingolfing nos próximos anos - ambos terão versões 100% elétricas nos próximos anos.
Graças ao BMW iX e os modelos híbridos plug-in (PHEV) da marca, a BMW planeja dobrar o percentual de veículos eletrificados produzidos na fábrica de Dingolfing em comparação com 2020 - até 2025, 50% da produção será de carros eletrificados.
O moderno trem-de-força elétrico da BMW iX, batizado de e-Drive, consiste em um conjunto integrado de motor elétrico e transmissão. O sistema de propulsão também é produzido nesta mesma fábrica, bem como as baterias de alta tensão. A capacidade de produção será sistematicamente ampliada e, a partir de 2022, a fábrica de Dingolfing poderá produzir e-Drive para mais de 500.000 veículos eletrificados.
O BMW iX está trazendo várias inovações para o processo de produção desta fábrica. O SUV elétrico é pioneiro em termos de fabricação, métodos digitais para treinamento de funcionários, automação de processos logísticos, além da colocação em funcionamento e a validação de sistemas de assistência ao motorista de modo virtual.
O SUV elétrico BMW iX está equipado com dois motores elétricos da linha eDrive de quinta geração, que produzem 523 cv de potência (o torque não foi divulgado). Com tração nas quatro rodas, o iX xDrive 50 acelera de 0 a 96 km/h em 4,6 segundos e atinge a velocidade máxima de 200 km/h - a autonomia será de até 500 km com uma única carga, graças à bateria de 106 kWh.
Siga o InsideEVs Brasil no Twitter
Siga o InsideEVs Brasil no Facebook
Siga o InsideEVs Brasil no Instagram
Fonte: BMW
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BMW dará US$ 1.000 aos clientes de carros elétricos que trocarem seu Tesla
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Avaliação BMW iX xDrive40: versão de entrada é competente e vale a pena!
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
BMW iX M60: elétrico mais potente da marca é lançado por R$ 1,1 milhão
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
BMW iX M60: veja detalhes do SUV elétrico mais rápido já feito pela marca