O primeiro scooter elétrico da BMW foi apresentado na versão de produção. A BMW Motorrad revelou nesta quarta-feira (7) de forma oficial o modelo definitivo baseado no conceito BMW Motorrad Definition CE-04, que promete revolucionar o segmento com um estilo futurista, tecnologia de ponta e desempenho acima da média.
Conforme prometido pela BMW, o scooter elétrico CE 04 se manteve fiel ao conceito, apostando em linhas retas, banco totalmente plano e aparência robusta. Destaque ainda para o grande quadro de instrumentos digital e um compartimento protegido contra água para o celular (com opção de carregamento).
Um motor elétrico de 31 kW (42 cv), que é montado entre a bateria e a roda traseira, fornece a propulsão. Em contraste com os novos carros elétricos da BMW, como o iX e o i4, o motor síncrono excitado separadamente (FSM) é usado, mas uma máquina permanentemente excitada, como no BMW 225xe Active Tourer híbrido plug-in, de acordo com o fabricante.
O novo BMW CE 04 pode arrancar bem rápido nas saídas de semáforo com um 0 a 50 km/h em 2,6 segundos. Também estará disponível em uma versão de potência mais baixa, com 23 kW (31 CV) - ambos alcançam a velocidade máxima de 120 km/h, mas esta versão tem autonomia de apenas 100 km.
As baterias são as mesmas de quinta geração usadas no BMW iX e i4. A bateria de 8,9 kWh promete entregar uma autonomia de 130 km. Como padrão, ela pode ser carregada com corrente alternada de 2,3 kW - ou seja, em uma tomada doméstica convencional - o tempo de carregamento para uma bateria completamente descarregada é de 4 horas e 20 minutos.
Com o carregador rápido de 6,9 kW disponível como opcional, o tempo de carregamento é reduzido para 1 hora e 40 minutos com a bateria completamente descarregada. Considerando um carregamento de 20 a 80 por cento, o tempo de recarga com o carregador rápido será reduzido para 45 minutos.
O scooter elétrico possui três modos de condução: Eco, Rain e Road, de série, com o opcional Dynamic, que permite uma aceleração ainda mais enérgica. Os sistemas de assistência incluem ABS de série, com ABS Pro; controle de tração (ASC) e controle de tração (DSC) estão disponíveis como opcionais.
A lista de itens de série inclui uma tela de 10,25 polegadas com navegação por mapa integrada e conectividade. Um farol LED e uma lanterna também em LED são itens de série, com faróis adaptativos sendo opcionais.
A BMW ainda não divulgou os preços nem a data de início de pedidos, mas espera-se que o modelo chegue ao mercado europeu ainda neste ano. Nos demais mercados, a conferir.
Siga o InsideEVs Brasil no Twitter
Siga o InsideEVs Brasil no Facebook
Siga o InsideEVs Brasil no Instagram
Fonte: BMW
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo BMW iX3 é revelado por completo via imagens de patentes
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
BMW, Ford e Honda: joint venture e software para otimizar as recargas
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Teste BMW iX2 xDrive30: SUV cupê elétrico ousa no visual e cativa ao volante
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
BMW anuncia lançamento de seu primeiro carro a hidrogênio para 2028