Este é o novo Opel Astra 2022. A sexta geração de um dos carros mais queridos da marca muda significativamente o estilo, a mecânica e as tecnologias, adotando as formas da nova frente Vizor, a plataforma modular Stellantis EMP2 e, pela primeira vez, sistemas de propulsão híbridos plug-in.

Trinta anos após o nascimento do modelo, o novo Astra 2022 entra para a história da empresa alemã como o primeiro eletrificado da linha, capaz de atingir 225 cv na versão mais potente entre as duas opções híbridas plug-in disponíveis. As encomendas para o novo Opel Astra serão abertas no outono (primavera no hemisfério sul) de 2021 e as primeiras entregas estão agendadas para o início de 2022.

Galeria: Opel Astra (2022)

Como as primeiras fotos oficiais do novo Opel Astra deixam claro, o estilo frontal "Vizor" representa uma evolução do que foi visto recentemente no Opel Mokka, Crossland e Grandland,  o amplo e estreito painel frontal preto posiciona no centro o logotipo da faísca e nas extremidades os conjuntos óticos com as luzes diurnas em forma de asa.

Em termos de dimensões, o novo Opel Astra apresenta um comprimento de 4,37 metros, praticamente inalterado em relação ao modelo anterior (+4 mm), mas com uma distância entre eixos de 2,67 metros (+13 mm) que promete oferecer mais espaço aos ocupantes e ainda garante um porta-malas com 422 litros de capacidade.

Novo Opel Astra (2022)

Híbrido plug-in em duas versões

A plataforma modular EMP2 de terceira geração do novo Opel Astra nasce eletrificada, oferecendo a possibilidade de acoplar um trem de força híbrido plug-in. Neste caso, assim como no novo Peugeot 308 que usa a mesma plataforma, é o 1.6 a gasolina de quatro cilindros combinado com o motor elétrico que, dependendo da versão, desenvolve 180 ou 225 cv

Ainda não foram divulgados os dados sobre a autonomia no modo elétrico. O novo plug-in Opel Astra utiliza a transmissão automática de 8 velocidades, a mesma que também estará disponível nas versões a gasolina e diesel em alternativa à caixa manual de 6 velocidades. 

Por dentro, o novo Opel Astra muda completamente, adotando a nova geração da tela 'Pure Panel' com um conjunto que combina instrumentação digital e tela de informação e entretenimento em dois painéis de 10" integrados. A quantidade de botões físicos foi reduzida ao essencial. E basicamente se resume aos comandos do ar-condicionado. A conectividade Apple CarPlay e Android Auto é de série, assim como os comandos de voz.

Acrescente um head-up display, sistema de câmera panorâmica de 360 ​​graus Intelli-Vision e a assistência de direção Intelli-Drive 2.0 que usa dados de câmeras, radares e sensores para ajustar de forma independente a velocidade nas curvas, tornando a mudança de faixa semi-autônoma e ajustando a velocidade com o controle de cruzeiro adaptativo com função Stop & Go.

Mais detalhes sobre as demais versões e especificações mais completas devem ser divulgados nas próximas semanas, antes da apresentação oficial. 

Siga o InsideEVs Brasil no Twitter

Siga o InsideEVs Brasil no Facebook

Siga o InsideEVs Brasil no Instagram

Galeria: Opel Astra (2022)

Nuova Opel Astra Plug-in Hybrid

Comprimento e entre-eixos 4,37 m
Largura 1,86 m
Motor 1.6 benzina ibrido plug-in
Potência e torque 225 CV
Transmissão Automatico 8 marce
Suspensão Anteriore
À venda Ordini da autunno 2021