Pininfarina lança conceito radical de carro elétrico de vanguarda
Totalmente desenvolvido usando a realidade virtual, o Teorema está muito longe de ser um carro-conceito convencional
A lendária casa de design italiana Pininfarina é conhecida por alguns dos carros mais bonitos, incluindo modelos clássicos como Ferrari 250 GT SWB e Peugeot 504, bem como sucessos modernos como o Alfa Romeo Brera e seu próprio Battista. Olhando para o futuro e equipada com a mais recente tecnologia, a talentosa equipe imaginou um carro-conceito selvagem desenvolvido exclusivamente em realidade virtual e realidade aumentada.
Conheça o Teorema, um conceito elétrico radicalmente estilizado que possui impressionantes 5.400 mm, tornando-o quase tão longo quanto o mais recente Mercedes-Maybach Classe S. Tem apenas 1.400 mm de altura e foi esculpido aproveitando o próprio túnel de vento da Pininfarina para maximizar a eficiência aerodinâmica. Grandes dutos de ar nas laterais canalizam o ar da frente para trás para melhorar o fluxo de ar e, conseqüentemente, aumentar o alcance do veículo elétrico.
Galeria: Pininfarina Teorema - conceito
Como se o exterior não fosse ousado o suficiente, a cabine tem um layout incomum de assentos com uma disposição 1 + 2 + 2. Pense na McLaren F1 / Speedtail (e Gordon Murray T.50), mas com uma terceira fileira e sem volante. Sim, o Teorema foi concebido como um conceito elétrico totalmente autônomo, permitindo aos engenheiros recuar os bancos dianteiros. A Pininfarina diz que existe um modo de condução e também um modo de descanso, que transforma o interior em um "espaço social no qual as pessoas podem se movimentar".
As especificações técnicas detalhadas do carro-conceito não foram fornecidas, mas sabemos que o Teorema é baseado em um chassi de rolamento desenvolvido pelo fornecedor automotivo Benteler exclusivamente para veículos elétricos. Os elegantes assentos foram criados em conjunto com o fabricante de móveis de Poltrona Frau e foram concebidos para se dobrarem. A Continental também esteve envolvida no processo de P&D e forneceu os botões pop-up, cada um com um formato diferente para facilitar a identificação.
Nem é preciso dizer que a Pininfarina não tem planos de colocar o Teorema em produção, pois ele foi criado apenas como um exercício de design. A empresa diz que seu conceito não convencional será exibido para um público restrito nas próximas semanas.
Siga o InsideEVs Brasil no Twitter
Siga o InsideEVs Brasil no Facebook
Siga o InsideEVs Brasil no Instagram
Fonte: Pininfarina
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Geely EX2 vira carro de drift em conceito apresentado em Interlagos
Novo sensor promete fazer carro elétrico rodar mais sem bateria maior
Smart prepara elétrico de dois lugares com 300 km de autonomia
Todo mundo quer fabricar um carro elétrico, mas nem todo mundo consegue
Renault faz um buggy para o torneio de tênis de Roland Garros
Carregamento ultrarrápido acaba com a bateria? BYD fez 350 recargas para descobrir
Renault R-Space Lab: muito mais que um Mégane do futuro