Quando a MINI apresentou pela primeira vez o conceito Vision Urbanaut, ele ainda não era um veículo real. Era apenas uma série de representações representando um modelo 3D do Urbanaut contra vários fundos, bem como uma maquete em tamanho real, mas agora a montadora do Grupo BMW o transformou em um veículo real.

Por que o Urbanaut é importante para a Mini? Bem, porque é a visão da empresa de como será o meio de transporte limpo para pessoas que também pode dirigir sozinho. Pretende ser a proverbial sala de estar sobre rodas, que se você conferir na nova galeria de fotos que retratam o veículo físico real, parece ser bastante promissor a esse respeito.

Galeria: Mini Vision Urbanaut (2021)

De acordo com o CEO da Mini, Bernd Körber:

Na Mini, consideramos nossa responsabilidade preservar e desenvolver as características únicas de nossa marca nos próximos anos e nos anos vindouros. O MINI Vision Urbanaut representa a nossa imagem de como o 'Uso Inteligente do Espaço' da MINI pode fornecer uma resposta às necessidades das cidades e estilos de vida do futuro.

Este conceito tem um estilo de vida evidente em toda parte, desde o para-brisa que se abre quando o veículo está parado até o volante retrátil e o banco do motorista giratório que virar e ficar de frente para o... arranjo dos bancos traseiros em formato de sofá. Possui ainda um gigantesco teto panorâmico de vidro, design exterior minimalista cuja característica mais marcante são as rodas iluminadas.

A Mini ressalta que o interior do Urbanaut tem tudo a ver com ser renovável e usar materiais reciclados - não há produtos de origem animal em sua cabine. Também utiliza cortiça, um material que também se encontra no interior do Mazda MX-30, só que neste caso o volante é feito totalmente neste material.

Não espere que o Urbanaut se torne um modelo de produção, no entanto. Este estudo é puramente um exercício de design que mostra o que os designers do Mini estão pensando quando integram novos conceitos (principalmente relacionados à direção autônoma) em um de seus veículos. Em outras palavras, não veremos esta minivan nas ruas, mas algumas ideias que ela apresentou serão incorporadas em futuros veículos Mini. 

Siga o InsideEVs Brasil no Twitter

Siga o InsideEVs Brasil no Facebook

Siga o InsideEVs Brasil no Instagram