Pela primeira vez desde sua fundação em 1903, a Ford anuncia que planeja gastar mais em veículos eletrificados do que em modelos com motores de combustão interna, sendo que o primeiro ano desta nova orientação será 2023.
A linha do tempo foi mencionada pela diretora de operações da montadora para a América do Norte, Lisa Drake, ao discutir os investimentos da Ford em veículos elétricos em um evento organizado pelo Barclays.
"Em 2023... gastaremos mais em veículos elétricos do que em modelos a combustão. Ficamos maravilhados com o sucesso do Mach-E e do F-150 Lightning, trazendo mais de 70% de novos clientes para a marca Ford. O que isso nos permite fazer é, agora temos uma oportunidade não só de liderar as vendas de veículos convencionais, mas também no segmento de elétricos com a F-150. Portanto, nossas aspirações são altas."
Embora não esteja claro se por 'elétricos' ela se referiu a veículos totalmente elétricos ou veículos eletrificados (estamos mais inclinados para o último), o compromisso da Ford com veículos movidos a bateria parece realmente sério. No início deste ano, a Ford anunciou planos para aumentar seus investimentos em eletrificação para US$ 30 bilhões até 2025. A marca norte-americana também espera eletrificar 40% de sua linha global até 2030.
A montadora está atualmente lançando sua primeira leva de veículos elétricos. Após a estreia do Mustang Mach-E no ano passado, a Ford lançará a van totalmente elétrica E-Transit antes do final deste ano, seguida pela picape F-150 Lightning em 2022. Um modelo Lincoln 100% elétrico também deve chegar no próximo ano.
Falando sobre o F-150 totalmente elétrico, Drake acrescentou que as aspirações da Ford são altas e a empresa não planeja "ceder a liderança de caminhonetes a ninguém".
O CEO da Ford, Jim Farley, disse na semana passada que a montadora já tem mais de 120.000 reservas não vinculativas para a picape elétrica F-150 Lightning, com aproximadamente 75% desses clientes potenciais vindos de outras marcas. O número é impressionante, considerando que a Ford só começou a fazer pré-encomendas em 19 de maio de 2021.
No entanto, durante aproximadamente o mesmo período, a Tesla acumulou mais de 250.000 reservas para a picape Cybertruck, com o número total superando 1,25 milhão, de acordo com dados não oficiais de um rastreador de reservas criado por fãs da marca.
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Fonte: The Detroit News
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