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BMW: futura plataforma para carros elétricos promete 'nova era'

Nova arquitetura deverá sustentar todos os carros elétricos após 2025, mas também será compatível com motores a combustão

BMW CEO Oliver Zipse at the 2019 Frankfurt Motor Show

A BMW usou pela última vez a designação Neue Klasse ('Nova Classe' em alemão) para uma série de novos modelos que lançou entre 1962 e 1977. Esses modelos salvaram a empresa da falência, redefiniram-na e basicamente se transformaram na BMW que conhecemos hoje, então agora que o fabricante anunciou que vai apresentar um novo Neue Klasse de veículos elétricos, ficamos curiosos para ver a que ponto irá a marca bávara. 

A grande reviravolta com o novo Neue Klasse é que os veículos sob este projeto serão elétricos e todos eles construídos sobre uma nova arquitetura modular. O primeiro modelo a estrear como parte deste programa será o equivalente elétrico da BMW Série 3 ou o correspondente elétrico do X3 (que pode ou não continuar sendo chamado iX3), com estreia prevista para 2025.

Galeria: Avaliação - BMW iX xDrive 50 (2021)

Se você está interessado nesta nova linha de modelos BMW totalmente elétricos, talvez esta entrevista da Car Magazine com o CEO da montadora, Oliver Zipse, possa lançar mais luz sobre o assunto. Na entrevista, Zipse não faz grandes anúncios, mas nos ajuda a entender melhor o que a BMW deseja alcançar com o nova Neue Klasse.

Plataforma elétrica

Com base nas informações compartilhadas pelo CEO da BMW, a grande novidade parece ser a plataforma. Zipse destaca que, com isso, os bávaros querem fazer o 'carro perfeito com propulsão elétrica':

Estamos estabelecendo isso com o design da arquitetura, perguntando como colocar uma bateria de forma eficiente no carro, onde você coloca o sistema de transmissão? Atrás: excelente! Mas também deve ter tração nas quatro rodas, você também deve ser capaz de colocar [um motor] no eixo dianteiro. Se for um veículo elétrico a bateria (BEV), a configuração do sistema deve estar 100 por cento correta.

A plataforma também empregará o máximo possível de materiais reciclados ou sustentáveis, que serão fáceis de reciclar quando o veículo chegar ao fim de sua vida útil. Também há incentivo financeiro para tentar reaproveitar materiais, pois seu custo vem subindo lentamente e a tendência de alta tende a continuar.

Curiosamente, a nova plataforma ainda será capaz de comportar motores de combustão interna, como Zipse aponta:

"Estamos estabelecendo isso com o design da arquitetura, perguntando como colocar uma bateria de forma eficiente no carro, onde você coloca o sistema de transmissão? Atrás: excelente! Mas também deve ter tração nas quatro rodas, você também deve ser capaz de colocar [um motor] no eixo dianteiro. Se for um veículo elétrico com bateria pura (BEV), a configuração do sistema deve estar 100 por cento correta."

"Mais tarde, você pode colocar outro tipo de motor, a combustão, no eixo dianteiro, acrescenta o CEO de 57 anos. 'A arquitetura ainda é centrada no elétrico a bateria. Isso lhe dará o melhor desempenho de condução elétrica absoluta como qualquer plataforma elétrica pura; não há nenhuma contradição."

Galeria: BMW i4 eDrive 40 e M50

Baterias mais eficientes

A BMW está atualmente alimentando seus carros elétricos com suas baterias de quinta geração, mas com o Neue Klasse, ela também vai estrear suas baterias de próxima (sexta) geração. Elas terão densidade de energia mais alta, capacidade de carregamento mais rápido e exigirão menos minerais de terras raras do que é necessário hoje. A montadora não espera que suas baterias de estado sólido estejam comercialmente prontas no momento em que começar a lançar os modelos Neue Klasse. Zipse disse:

Acabamos de investir no estado sólido e muito rapidamente teremos as primeiras vitrines dele. Mas há uma grande diferença entre um protótipo em campo de teste e a industrialização. O Neue Klasse não começará com [estado sólido], mas com a arquitetura abrangendo talvez 15, 20 anos, a probabilidade de que o Neue Klasse verá o estado sólido em algum ponto é muito alta.

Condução autônoma

Quando se trata de condução autônoma, parece que os modelos BMW Neue Klasse serão apenas o Nível 2 no lançamento, mas devem ser atualizados para o Nível 3 em algum momento depois, e como o fabricante deseja usar esta nova plataforma por mais de uma década, ela também está sendo projetada com o nível de autonomia 4 em mente.

Zipse também observou que pode haver sobreposição entre as linhas de carros a combustão e elétricos da BMW no futuro, mesmo depois que os modelos Neue Klasse forem adicionados à linha. Por exemplo, o carro elétrico equivalente ao Série 3 será lançado ao mesmo tempo que o Série 3 da próxima geração e os dois provavelmente coexistirão até o final da década.

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