Um dos fatores que impedem a popularização dos carros elétricos é ter que esperar que seu veículo seja recarregado por dezenas de minutos, ou mesmo horas, o que não é nem de longe tão conveniente quanto encher o tanque de um carro a gasolina. No entanto, as velocidades de carregamento estão aumentando, os tempos estão diminuindo e um dos próximos carros elétricos na China pode ser recarregado tão rápido quanto você pode encher um tanque.
O veículo em questão é um SUV elétrico, o GAC Aion V, que chegará ao mercado chinês em setembro. De acordo com o cnevpost.com (que esteve no evento onde o teste de carregamento foi realizado), durante uma demonstração realizada no final de julho, um GAC Aion V que estava conectado a um carregador mostrou o carregamento super rápido do modelo - mesmo aos 80% da carga, o veículo ainda estava consumindo 481 kW do carregador e adicionava 35,1 kWh à bateria em apenas 4 minutos.
Os números ainda precisam ser verificados de forma independente e só se aplicam à versão 6C do Aion V, que também tem autonomia NEDC declarada de 1.000 km com uma carga. Há também uma versão 3C cujo alcance é de 500 km NEDC e suas velocidades de carregamento não são tão altas.
O fabricante diz que mesmo se a bateria do Aion V for constantemente carregada em sua capacidade máxima (mas em temperatura ambiente), ela ainda deve durar até 1 milhão de quilômetros antes de precisar ser substituída. Esses novos modelos de carregamento super rápido começarão a ser lançados e serão testados de forma independente para verificar as velocidades de carregamento super rápido.
Siga o InsideEVs Brasil no Twitter
Siga o InsideEVs Brasil no Facebook
Siga o InsideEVs Brasil no Instagram
Fotos: Auto Home
Fonte: cnevpost.com via Electrek
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Montadora chinesa produz 1º milhão de carros elétricos em tempo recorde
Suzuki eVitara: primeiro SUV elétrico da marca japonesa é revelado
SUV elétrico com 1.008 km de autonomia chega ao mercado
Mercado de carros elétricos e híbridos plug-in cresce 200% no Brasil
BorgWarner apresenta sistemas de carregamento pela 1ª vez no Brasil
Frota de táxis de Oslo, a capital da Noruega, passa a ser 100% elétrica
Ford pede aos clientes de elétricos que parem de usar carregadores da Tesla