Tesla Model 3 já custa o mesmo que carros premium a gasolina
Ao menos nos EUA, a Tesla enfatiza que o sedã elétrico tem preço de entrada similar ao de modelos Audi, BMW e Mercedes
Quase todos os analistas concordam: a cobiçada paridade de preços entre carros elétricos e de motores de combustão interna será alcançada logo após meados da década. Mas a Tesla, que sempre tenta dar um passo adiante em relação aos outros, também tenta avançar nesse aspecto.
É em seu "2020 Impact Report" que a empresa norte-americana observa que, nos Estados Unidos, o Model 3 é o primeiro carro movido a bateria a ter um preço de tabela similar ao de seus homólogos de combustão interna. Isso, mesmo sem levar em conta os incentivos ou o custo total de propriedade, que geralmente recompensa os veículos com emissão zero.
Galeria: Tesla Model 3 - Europa
É verdade, no entanto, que a análise do fabricante de Palo Alto é baseada em uma comparação com modelos premium nos EUA: o Tesla Model 3 Standard Range Plus, com seus US$ 39.990, venceu, portanto, o Mercedes Classe C por boa margem (a partir de US$ 41.600) e o BMW Série 3 (a partir de US$ 41.450). Ele perdeu, embora por muito pouco, para o Audi A4 (a partir de US$ 39.100).
- Mercedes Classe C: a partir US$ 41.600
- BMW Série 3: a partir US$ 41.450
- Tesla Model 3 : a partir US$ 39.990
- Audi A4: a partir de US$ 39.100
No entanto, a mesma empresa californiana aponta que "infelizmente, a maioria dos outros veículos elétricos no mercado ainda custa entre US$ 10.000 e US$ 20.000 a mais do que seus equivalentes de combustão interna".
Cenário diferente na Europa
Na América, com os dados em mãos, esse é realmente o caso. E na Europa? Olhando para os preços de tabela na Itália, sem incentivos, o Tesla Model 3 se coloca abaixo apenas do Mercedes Classe C, sendo mais caro em mais de 10.000 euros do que o BMW Série 3 e o Audi A4. Por enquanto, portanto, a paridade de preços não é uma realidade no Velho Continente.
Preços dos modelos premium comparados na Europa:
1. Mercedes Classe C: 50.990 euros
2. Tesla Model 3: 48.990 euros
3. BMW Série 3: 38.650 euros
4. Audi A4: 37.700 euros
E no Brasil?
Como a Tesla ainda não atua de forma oficial no Brasil, fica um pouco mais difícil fazer essa comparação. De qualquer forma, o Tesla Model 3 pode ser comprado no país por meio da importadora Direct Imports pelo preço de R$ 399.000* na versão Standard Plus com 430 km de autonomia e 2 anos de garantia.
1. Tesla Model 3: R$ 399.000
2. BMW Série 3: R$ 267.950
3. Audi A4: R$ 249.990
4. Mercedes Classe C: R$ 237.900
*a descrição no site da Direct Imports indica que o preço se refere ao dólar cotado a R$ 5,00, então o valor de compra deve ficar um pouco acima do indicado.
Voltando ao "2020 Impact Report", a Tesla então enfatiza que o custo total de propriedade do Model 3 é inferior ao do BMW Série 3 (é similar ao do Toyota Camry, no momento com vendas suspensas no Brasil) A estimativa da empresa de Elon Musk leva em consideração 5 anos de propriedade para uma quilometragem total de 96.500 quilômetros. Como se quisesse dizer: além de custaram a mesma coisa, com o elétrico você ainda economiza nos custos de manutenção ao longo do tempo.
Siga o InsideEVs Brasil no Twitter
Siga o InsideEVs Brasil no Facebook
Siga o InsideEVs Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Tesla Model 3 ganha versão super eficiente com 702 km de autonomia
Honda e Nissan estudam fusão para criar gigante automotivo
Novo Tesla Model 3 tem 517 cv e estreia como o mais poderoso já produzido
Huawei revela novo carro elétrico que também funcionará com gasolina
BYD Seal é um rival à altura do Tesla Model 3? Sedã elétrico é avaliado na Europa
Parcial de dezembro: vendas de eletrificados avançam 43% no Brasil
Tesla pronta para produzir mais de 2,3 milhões de carros elétricos por ano