VW ID.4 perde vendas na China por traje formal dos vendedores
Postura formal e menos agressiva está afastando o SUV elétrico do público mais jovem no maior mercado do mundo
Com vendas em alta na Europa e grandes expectativas nos Estados Unidos, o Volkswagen ID.4 não vai tão bem na China. Se inicialmente a conclusão era de que a concorrência local no segmento de carros elétricos era muito acirrada, ainda mais que nos mercados europeu e norte-americano, um novo estudo mostra outra face bem curiosa por trás da baixa aceitação do SUV elétrico no país asiático.
Segundo o analista do banco Stifel, Daniel Schwarz, uma das teorias sobre o baixo desempenho dos modelos ID.4 (Crozz e X) na China aponta para o fato de que os funcionários da Volkswagen se vestem de maneira muito formal em comparação com os colaboradores de empresas como a Tesla e NIO, por exemplo.
Galeria: Volkswagen ID.4 - lançamento na China
Pode parecer algo vago, mas Schwarz chegou a essa conclusão depois de enviar clientes misteriosos para as concessionárias Volkswagen, Tesla e Nio. Segundo o analista, a experiência nas concessionárias da VW foi muito diferente das rivais, que por sua vez tinham uma abordagem mais enérgica e jovial.
"Claramente, as concessionárias da VW parecem mais velhas do que na Tesla ou Nio. O pessoal de vendas da Tesla / Nio é mais jovem e considerado 'mais enérgico e confiante' do que o pessoal de vendas da VW - os clientes misteriosos estavam enfatizando muito isso, também que influencia a decisão de compra." Daniel Schwarz, analista da Stifel.
E a China ainda tem outras peculiaridades. Assim como a a Audi tem uma percepção muito boa por ter oito anéis (quatro na dianteira, quatro na traseira) porque o oito está associado à sorte, o ID.4 tem o problema de que o nome soa muito semelhante a "quatro" e "morte" em mandarim na primeira sílaba: 四 (Sì) e 死亡 (Sǐwáng).
Questões culturais e de marketing à parte, o fato é que um dos principais concorrentes do SUV elétrico da Volkswagen, o Tesla Model Y, vendeu 5 vezes mais nos primeiros meses de vendas - O ID.4 emplacou pouco mais de 1.200 vendas nos primeiros dois meses no mercado chinês; já o SUV da Tesla vendeu mais de 6.000 unidades no mesmo período pós-lançamento.
A Volkswagen está ciente do problema e já abordou o tema recentemente, prometendo uma mudança na estrutura da rede local e aperfeiçoamento dos canais de vendas para se aproximar mais do público-alvo e assim conquistar espaço no maior mercado do mundo para veículos elétricos.
Siga o InsideEVs Brasil no Twitter
Siga o InsideEVs Brasil no Facebook
Siga o InsideEVs Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen pausa produção do ID.4 por falha em travas eletrônicas das portas
Tesla Model Y reestilizado começa a ser produzido em janeiro de 2025
VW adiciona inteligência do ChatGPT ao assistente de voz do ID.4
CATL lança sistema Choco de troca rápida de baterias para carros elétricos
Volkswagen ID.4: SUV elétrico tem mensalidade reduzida para R$ 6.990
Stellantis, Hyundai e Mercedes-Benz iniciam testes com bateria sólida
VW baixa preço de elétricos na Europa na esperança de vender mais