Apesar do visual já não ser mais um segredo há um bom tempo, a estreia do Volkswagen ID.4 era bastante aguardada na China. O novo SUV que promete ser um dos veículos elétricos mais vendidos da marca alemã foi lançado de forma oficial no maior mercado automotivo global na terça-feira (3). 

Diferentemente dos mercados norte-americano e europeu (a versão internacional), os chineses estão vendo o lançamento simultâneo de duas versões: o ID.4 X e o ID.4 Crozz, sendo o primeiro produzido pela joint venture SAIC-Volkswagen e o segundo pela FAW-Volkswagen. Embora produzidos em empresas diferentes, ambos estão abertos para reservas ao mesmo tempo - o preço oficial ainda não foi informado, mas a imprensa local relata que o valor não ultrapassará os 250.000 yuan (R$ 215.000).

Galeria: Volkswagen ID.4 - lançamento na China

Em termos de aparência, o FAW-Volkswagen ID.4 e o SAIC-Volkswagen ID.4 lançados nesta semana são ligeiramente diferentes na aparência, uma vez que são produtos independentes construídos sobre a plataforma modular elétrica MEB da Volkswagen.  

O ID.4 Crozz tem um visual mais próximo ao da versão internacional do ID.4, com a grade frontal fechada e linhas gerais mais simples, enquanto o ID.4 X se destaca pelos faróis maiores e pelo estilo do conjunto de luzes dianteiras (também com LEDs). Além disso, o pára-choque dianteiro deste último adota um estilo mais rebuscado se comparado ao irmão da FAW-VW.   

Volkswagen ID.4 - China - traseira
Volkswagen ID.4 - China - traseira

Visto de lado, não há muita diferença entre os dois Volkswagen ID.4. A cintura elevada cria um efeito visual dinâmico para os dois veículos elétricos. O design com pintura bicolor também está na moda. 

Na traseira do carro, o projeto detalhado dos dois carros volta a se diferenciar. Entre eles, a versão ID.4 Crozz usa as mesmas lanternas traseiras LED 3D da versão internacional, enquanto o pára-choque traseiro é mais conciso e a parte inferior tem uma grande seção em plástico preto. No ID.4 X as lanternas têm um design próprio, de forma mais regular, enquanto a extensão da lanterna que percorre a toda a tampa traseira também inclui o emblema da marca.

Volkswagen ID.4 - China
Volkswagen ID.4 - China - 3/4

No interior, ambos são praticamente iguais, abusando das formas geométricas em um design de linhas bem simples mas que destacam os atributos tecnológicos do SUV elétrico. Os equipamentos de segurança incluem suporte a sistemas de assistência à direção de alto nível, o que inclui, entre outras coisas, o alerta de colisão dianteira, frenagem de emergência, Travel Assist 2.0, assistente de mudança de faixa, alerta de tráfego traseiro, reconhecimento de sinais de trânsito e sensor de fadiga. 

Volkswagen ID.4 - China - quadro

Em termos de propulsão, o ID.4 Crozz está disponível em duas versões de potência: o modelo com tração traseira tem 204 cv e a versão com tração integral tem 306 cv de potência máxima. Enquanto no modelo de menor potência a aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 8,5 segundos, a velocidade máxima é limitada eletronicamente em 160 km/h - o ID.4 X ainda não teve todos os dados revelados. 

Ambos os modelos suportam carregamento rápido de 100 kW DC, que permite recarregar até 80% da carga em 45 minutos. A autonomia para o modelo menos potente é de 555 km pelo ciclo NEDC.

Recém-apresentado para o mercado norte-americano, onde começará a ser vendido no início de 2021 e produzido localmente a partir de 2022, o VW ID.4 promete ser o carro elétrico global da marca alemã e inclusive está cotado para vir ao Brasil

Fonte/fotos: AutoHome