A Kia tem grandes planos para o EV6, seu primeiro carro elétrico na nova plataforma dedicada, mas não isso não quer dizer que ele será a única aposta em termos de eletrificação. A marca pretende lançar mais dois carros elétricos nos próximos dois ou três anos e o primeiro, que se especula que será batizado de EV4, será revelado já no ano que vem e estará à venda em 2023.
A montadora coreana já possui nomes registrados para os novos modelos dentro da gama EV1 a EV9, mas a Auto Express afirma ter informações de que o nome EV4 será o próximo a ser usado. A matéria do site inglês afirma que o EV4 será um rival direto para modelos como o Mercedes-Benz EQA ou o Volvo XC40 / C40 e que, assim como o EV6, será montado na plataforma E-GMP.
A distância entre eixos do EV4 será ligeiramente mais curta do que os 2,90 metros do EV6, mas ainda não sabemos exatamente em que medida. Aparentemente deve ser semelhante em tamanho ao novo (e de visual impactante) SUV Sportage.
Assim que o EV4 chegar ao mercado, a Kia se concentrará em outro carro elétrico, um modelo maior com três fileiras de assentos para se posicionar acima do EV6. Não temos informações sobre este modelo no momento, mas ele poderia o EV7 ou EV8, de acordo com a fonte, e deve ser revelado em 2023, antes de chegar ao mercado em 2024.
Tanto o EV4 quanto o modelo maior provavelmente compartilharão baterias e trens de força com o EV6. Isso significa que ambos estarão disponíveis com tração nas quatro rodas de motor duplo e baterias com capacidades entre 58 kWh e 77,4 kWh e autonomia em torno de 480 km com uma carga. E como a plataforma E-GMP é capaz de trabalhar a 800 volts, a impressionante taxa de carregamento rápido do EV6 também deve ser mantida para os novos modelos (carregá-lo de 10 a 80 por cento leva apenas 18 minutos na capacidade máxima).
A Kia deseja ter até 11 modelos totalmente elétricos em sua linha até 2025 e seis deles serão carros elétricos 'puros', ou seja, criados desde o zero como tal, enquanto outros cinco modelos serão modelos a combustão convertidos para veículos elétricos.
Isso nos leva a uma das declarações feitas por Sjoerd Knipping, chefe de produto europeu da Kia, citada no artigo do site britânico. Knipping explicou que, embora a Kia agora tenha uma plataforma elétrica dedicada:
Nem todos os carros precisam de tecnologia 800V, então poderíamos usar nossa tecnologia 400V em alguns lugares? Precisamos ver se os segmentos de mercado que atendemos podem ser com plataformas derivadas ou haverá uma nova plataforma?
Temos que descobrir qual é a prioridade; os setores onde empurrar elétricos nativos e onde você pode se apoiar nas plataformas de carros a combustão.
Siga o InsideEVs Brasil no Twitter
Siga o InsideEVs Brasil no Facebook
Siga o InsideEVs Brasil no Instagram
Fonte: AutoExpress
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Kia EV3: sucesso de vendas e expectativa de produção no México
EUA: boom secreto de produção de baterias para carros elétricos
Novo Kia EV3: SUV elétrico de entrada é apresentado no Salão de Paris
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
Kia Pride EV: subcompacto dos anos 90 vira elétrico com personalidade
BYD vai desafiar Hyundai e Kia com elétricos acessíveis na Coreia do Sul
Kia EV9, que virá ao Brasil, inova com motor elétrico de duplo estágio