O Kia EV6 foi revelado como o primeiro modelo da nova geração de carros elétricos da Kia. Depois das primeiras imagens terem sido divulgadas há poucos dias, agora é a vez dos detalhes sobre versões, especificações técnicas e autonomia. 

Primeiro veículo da Kia construído sobre a plataforma E-GMP, exclusiva para carros elétricos, o novo Kia EV6 tem comprimento de 4.680 mm, largura de 1.880 mm, altura de 1.550 mm e distância entre eixos de 2.900 mm. O carro elétrico se destaca também por inaugurar uma nova linguagem de design chamada de 'United Opposites', que se caracteriza principalmente pelo visual de linhas angulosas e bem marcadas, bem diferente do que estamos acostumados a ver nos carros da marca e que estará presente nos próximos carros elétricos da linha. 

Galeria: Kia EV6 GT

Inaugurada pelo 'primo' Hyundai Ioniq 5, esta nova plataforma E-GMP se destaca, entre outras coisas, pela arquitetura elétrica de 800 volts e também pelo sistema V2L, que pode fornecer até 3,6 kW de potência para alimentar dispositivos externos. No caso do EV6, ele será o primeiro de sete modelos da Kia a serem construídos nesta base até 2026. 

Carregamento a 350 kWh

Podendo trabalhar com 400 ou 800 volts, o Kia EV6 tem entre as principais vantagens a possibilidade de recarregar de 10 a 80% em apenas 18 minutos em todas as versões. Já a bateria de 77,4 kWh pode recuperar 100 km de autonomia em pouco mais de 4 minutos - nas duas situações com estações de recarga ultrarrápida.  

Serão duas opções de baterias: 58 kWh e 77,4 kWh. Em ambos os casos pode-se escolher a configuração com um único motor elétrico e tração traseira ou com dois motores, dispostos um por eixo e com tração nas quatro rodas.

Kia EV6

Desempenho

O EV6 com uma bateria de 58 kWh e um único motor elétrico tem 170 cv de potência, enquanto o outro com dois motores atinge 235 cv e um torque máximo de 61,7 kgfm. Nesta última configuração o carro pode acelerar de 0 a 100 em 6,2 segundos.

Já o EV6 com bateria maior tem 229 cv na versão com um motor e 325 CV na versão com dois motores. O primeiro possui uma autonomia de 510 km no ciclo WLTP e o segundo, que cai para cerca de 400 km, acelera de 0 a 100/h em 5,2 segundos. 

Kia EV6

GT

No topo do gama estará uma versão GT, que adota a configuração com bateria maior e dois motores elétricos que entregam juntos 585 cv de potência e 75,4 kgfm de torque. Vai de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos e atinge a velocidade máxima de 260 km/h. Uma verdadeira vitrine tecnológica para a marca, possui um software de controle diferencial de deslizamento limitado que maximiza o prazer de dirigir.

Tecnologia

Além da plataforma e concepção moderna, o Kia EV6 também se vale de tecnologias recentes no interior. O carro elétrico está equipado com quadro de instrumentos digital, head up display e um sistema de informação e entretenimento com tela sensível ao toque de 12" equipada com a versão mais recente do software Kia Connect. Esse sistema permite receber atualizações over-the-air (OTA) 

Enquanto isso, a lista de itens de assistência ao motorista é repleta de recursos, como piloto automático adaptativo, sistema de permanência em faixa ativo e frenagem de emergência, além dos mais modernos Safe Exit Assist (SEA), uma função que visa prevenir colisões laterais, Highway Driving Assist 2 (HDA 2) para monitorar a manutenção da distância de segurança do veículo da frente com base na velocidade e o Remote Smart Parking Assist (RSPA), para estacionar o carro utilizando apenas o controle remoto.