Motores nas rodas e sem freios: o carro elétrico do futuro?
O sistema dispensa os freios convencionais e permitir um alcance de 600 km mesmo com uma química LFP acessível
Todos sabem que um trem de força elétrico é mais eficiente do que um esquema de motor de combustão interna. No entanto, mesmo no campo de emissões zero, há áreas onde podem ser tomadas medidas para reduzir ainda mais o "desperdício" de energia.
Por exemplo, a DeepDrive, uma empresa alemã sediada em Munique, apresentou uma plataforma de skate com motores instalados dentro dos cubos das rodas. Esta solução torna o sistema de frenagem desnecessário, utilizando apenas a recuperação de energia para desacelerar e parar. É inovador de muitas maneiras e será exibido no próximo IAA Mobility, em Munique.
De acordo com a DeepDrive, até 30% da energia utilizada em carros elétricos pode ser perdida através do calor. Isto, em um carro de tamanho médio com uma bateria de 70 kWh, leva a uma perda de alcance de mais de 100 km. E um gasto extra para a aquisição de energia durante a vida útil do carro de cerca de 3.000 euros (R$ 18.000).
Esta é a razão de ser para a nova plataforma. De acordo com a startup alemã, ela alcançaria 96% de eficiência e também economizaria cerca de 20% nos custos de produção graças a uma melhor gestão de recursos e processos de produção altamente padronizados. Como se isso não fosse suficiente, a nova plataforma economizaria cerca de 30 kg em comparação com uma plataforma equivalente com arquitetura tradicional, graças também à ausência de um sistema de frenagem, o que reduz as massas não suspensas.
Até 800 km de autonomia
A maior eficiência geral do sistema também permitiria baterias mais baratas do que as que usam níquel ou cobalto. A DeepDrive afirma que com células de fosfato de lítio ou íon de sódio, é possível alcançar uma autonomia de até 600 km.
Se for utilizado um conjunto de baterias convencionais com maior densidade de energia e uma capacidade de 100 kWh, o alcance médio pode chegar a 800 km.
A DeepDrive explicou que não quer vender somente os motores elétricos, mas está procurando parceiros que estejam dispostos a comprar toda a plataforma para projetar seus próprios veículos com emissão zero. Por ser completamente plana e modular, permite a máxima liberdade em termos de tamanho e forma da carroceria. A plataforma está atualmente disponível em quatro tamanhos.
- XS: para quadriciclos leves e mini-navetas, com 350 km de alcance, potência de até 40 cv e velocidade máxima de 45 ou 80 km/h
- S: para carros urbanos, carros compactos e pequenas vans urbanas, com um alcance de 450 km, potência na ordem de 200 cv e velocidade máxima de 160 km/h
- M: para carros compactos e de médio porte, mas também para robôs adaptados ao transporte de pessoas, com alcance de 600 km, potência de até 350 cv e velocidade máxima de 160 km/h (limitado eletronicamente)
- L: para grandes veículos comerciais, com uma distância entre eixos de até 3,4 metros, um alcance de 700 km e o mesmo desempenho dos veículos de tamanho M (até 350 cv e 160 km/h).
Siga o InsideEVs Brasil no Twitter
Siga o InsideEVs Brasil no Facebook
Siga o InsideEVs Brasil no Instagram
Fonte: DeepDrive (per E-Mail), DeepDrive-Pdf auf der IAA-Seite
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Freios integrados ao motor: a nova aposta da Mercedes-Benz para EVs
GAC chega ao Brasil em 2025 com carros elétricos, híbridos e flex
Renault: os próximos carros elétricos da marca serão supereficientes
Carros elétricos mais vendidos no Brasil em novembro de 2024
Xiaomi apresenta sistema de propulsão de 2.054 cv e suspensão ativa
Ford terá fábrica de elétricos na Indonésia, maior produtora de níquel
Geely supera BYD e lança sistema híbrido com autonomia de até 2.390 km