A Porsche adotou uma estratégia um pouco diferente das outras fabricantes. Ao invés de mostrar o seu segundo carro de produção totalmente elétrico durante o Salão de Munique 2021, a marca de Stuttgart apostou em um novo conceito, o Porsche Mission R. Trata-se de um modelo de corrida que traz a visão da marca para o automobilismo e que até pode ganhar uma categoria própria no futuro.
O Mission R é movido por uma nova geração de motores elétricos, entregando uma potência combinada de 1.088 cv (800 kW) no modo que a marca chamada de "qualification" (classificação em inglês). O sistema de tração integral ajuda a fazer com que o esportivo acelere de 0 a 100 km/h em apenas 2,5 segundos e tenha uma velocidade máxima de 300 km/h. Para efeito de comparação, a Porsche diz que o Mission R tem um desempenho semelhante ao 911 GT3 Cup.
Essa potência máxima 1.088 cv é usada em alguns momentos específicos ao selecionar o modo de classificação. Nos demais, o esportivo elétrico entrega 680 cv (500 kW) constantes. Ainda recebe uma tecnologia de 900 volts que garante que o conjunto de baterias refrigeradas a óleo consigam recarregar até 75% de sua carga máxima em apenas 15 minutos. Enquanto isso, o seu design exterior bem radical tem componentes de aerodinâmica ativos, incluindo três grades em cada uma das duas passagens de ar laterais na frente do carro. Na traseira está uma asa ajustável de duas seções.
Falando na carroceria, a Porsche diz que é feita de plástico reforçado com fibras naturais, mesmo material que é utilizado em boa parte do interior. A estrutura de segurança do carro de corrido é feito com um material composto de fibra de carbono, garantindo um alto nível de proteção para o motorista. Outro ponto interessante da cabine é que o módulo moobloco permite que o motorista o utilize como um simulador para games de corrida. Medindo 4,326 metros de comprimento, 1,990 m de largura e com 1,990 m de altura, o Mission R é apenas 5 centímetros mais curto do que o 718 Cayman.
No momento, a Porsche não tem planos de transformar este modelo em um carro de produção. Por outro lado, podemos esperar um carro bem semelhante no futuro, usando todas as tecnologias do Mission R, como foi com o Mission E, que antecipou o Taycan.
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Fonte: Porsche
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