Moto elétrica futurista aguarda recursos para se tornar realidade
Conceito foi criado pela startup norte-americana Expannia na Flórida e aguarda investidores interessados em financiar o projeto
Quando a maioria dos motociclistas pensa na Flórida, as imagens da Daytona Bike Week e das curvas inclinadas do Daytona Speedway vêm à mente. Longe dos escapamentos Harley barulhentos na Main Street, a startup Expannia com sede em Miami está trabalhando em uma linha de veículos elétricos para impulsionar o futuro. Os planos ambiciosos da empresa preveem o lançamento de um microcarro, uma van de entrega, um carro compacto e SUV até 2026.
Vindo da Espanha, o fundador e CEO da Expannia, Jose Luis Cobos Arteaga, trabalhou anteriormente como engenheiro para a Ford, Land Rover e Jaguar. No entanto, o primeiro modelo da ampla gama da Expannia será uma motocicleta elétrica.
Galeria: Expannia - conceito de moto elétrica
Prevista para 2022, a nova moto elétrico tem um longo caminho a percorrer antes de poder ser entregue aos clientes. Particularmente, a empresa ainda precisa garantir financiamento para produzir o modelo. Felizmente, não é preciso muito capital para produzir uma renderização digital, e a Expannia recentemente apresentou seu design futurista ao público.
A mídia francesa Le Repaire Des Motards relata que o modelo elétrico vai abrigar um motor de 20-25 kW (27-34 cv) e uma bateria de 6 kWh com alcance de 93 milhas (150 km) e velocidade máxima de 120 km/h. A expectativa é que a motocicleta seja vendida por US$ 16.490 (R$ 86.800). Embora as especificações preliminares possam ajudar a atrair os investidores, é difícil confiar totalmente nos números até que o modelo real seja apresentado.
Por enquanto, o projeto parece empregar uma suspensão traseira sem ligação, um garfo convencional e uma transmissão final de corrente sem caixa de câmbio. Visto de frente e de trás, a renderização digital mostra claramente entradas de ar falsas e tubos de escape duplos. Os raios das rodas em forma de lâmina falam por si só, mas a dianteira adiciona alguma praticidade com uma configuração de freio de disco duplo. Os freios traseiros estão localizados no lado da tração para deixar à mostra a roda traseira e o braço oscilante do outro lado.
Embora tenhamos visto nossa cota de startups de EV lançando renderizações de design inovador, não podemos deixar de permanecer céticos sobre as chances de a motocicleta elétrica Expannia chegar ao mercado. Do prazo apertado ao design impraticável, fomos queimados no passado e estamos mantendo nossas expectativas baixas até vermos o conceito da Expannia materializado em metal.
Siga o InsideEVs Brasil no Twitter
Siga o InsideEVs Brasil no Facebook
Siga o InsideEVs Brasil no Instagram
Fonte: Motorrad, Le Repaire Des Motards, Expannia
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Yamaha Neo's Connected: 1ª scooter elétrica da marca é apresentada no Brasil
Carros elétricos mais buscados no Brasil: Porsche Taycan lidera ranking
Mais motos híbridas estão a caminho e a origem é a Índia
2025 será o ano-chave para as baterias sólidas nos carros elétricos
BYD faz parceria para impulsionar revolução de motos elétricas na África
Guia de Etiqueta para Carregamento de Carros Elétricos
Yamaha registra patente de moto elétrica com embreagem para o motocross