page ad skin

SUV elétrico chinês recebe nota máxima em segurança no Euro NCAP

NIO ES8 se destacou nos rigorosos testes do órgão europeu ao mesmo tempo em que inicia sua jornada no Velho Continente

NIO ES8 - teste de colisão (EuroNCAP)

A startup chinesa de carros elétricos NIO compartilha mais uma boa notícia. O SUV elétrico NIO ES8 acaba de receber cinco estrelas, a nota máxima, nos testes de colisão e segurança do Euro NCAP

Trata-se de uma rara oportunidade do órgão europeu em testar modelos chineses, onde o SUV elétrico de 6 ou 7 lugares da NIO se saiu muito bem nos principais quesitos de avaliação. Esse é um resultado desejado para um veículo grande e pesado (2.435 kg) com tração nas quatro rodas e motor duplo.

Galeria: NIO ES8 - teste de colisão (EuroNCAP)

O NIO ES8 foi muito bem nos testes de colisão e ainda recebeu elogios do Euro NCAP por conta do desempenho na categoria Safety Assist, na qual obteve pontuação de 92%. Os recursos de segurança ativa são itens de série em todas as versões do SUV grande.

"À venda pela primeira vez na Noruega, o veículo totalmente elétrico de 6/7 lugares também se destaca, especialmente na área de segurança ativa. Com excelentes resultados para seu sistema de frenagem de emergência autônomo e um complemento completo de outras formas de prevenção de acidentes o NIO ganha uma pontuação de 92 por cento para o Safety Assist."

A NIO é uma das maiores novas montadoras da China e a cada dia mostra que os veículos chineses estão em uma nova era em termos de segurança e tecnologia. No caso do ES8, o destaque fica por conta da carroceria totalmente em alumínio de alta resistência desenvolvida internamente. 

Vale lembrar que o SUV elétrico está iniciando sua jornada na Europa (foi lançado recentemente na Noruega) e os ótimos resultados nos testes de colisão devem abrir mais portas para a marca chinesa na região. 

Os testes de colisão incluem:

  • um teste de impacto frontal, onde o veículo colide com uma barreira rígida a 50 km/h
  • um teste de impacto frontal, onde 50% da dianteira do veículo atinge uma barreira deformável que se aproxima (ambos a 50 km/h)
  • teste do poste - o veículo testado é impulsionado lateralmente em um poste rígido a 32 km/h
  • teste de impacto lateral - uma barreira móvel deformável impacta a porta do motorista a 60 km/h

Produção

Ao mesmo tempo em que comemora os bons resultados em segurança do seu veículo topo de linha, a NIO divulgou um comunicado onde diz que apesar da crise no fornecimento de semicondutores, a montadora espera continuar ampliando sua capacidade de produção e vendas. 

Galeria: NIO ES8

 

A marca chinesa planeja atingir já em 2022, o volume anual de 150.000 unidades produzidas em um turno ou 300.000 em dois turnos. Números que vão depender da capacidade de adquirir os famosos e escassos chips. Vale lembrar que a NIO está construindo sua segunda fábrica, que deve estar pronta no começo do ano que vem, então esses volumes podem ser ainda maiores. 

Siga o InsideEVs Brasil no Twitter

Siga o InsideEVs Brasil no Facebook

Siga o InsideEVs Brasil no Instagram

Fonte: Euro NCAP