A startup chinesa de carros elétricos NIO compartilha mais uma boa notícia. O SUV elétrico NIO ES8 acaba de receber cinco estrelas, a nota máxima, nos testes de colisão e segurança do Euro NCAP.
Trata-se de uma rara oportunidade do órgão europeu em testar modelos chineses, onde o SUV elétrico de 6 ou 7 lugares da NIO se saiu muito bem nos principais quesitos de avaliação. Esse é um resultado desejado para um veículo grande e pesado (2.435 kg) com tração nas quatro rodas e motor duplo.
O NIO ES8 foi muito bem nos testes de colisão e ainda recebeu elogios do Euro NCAP por conta do desempenho na categoria Safety Assist, na qual obteve pontuação de 92%. Os recursos de segurança ativa são itens de série em todas as versões do SUV grande.
"À venda pela primeira vez na Noruega, o veículo totalmente elétrico de 6/7 lugares também se destaca, especialmente na área de segurança ativa. Com excelentes resultados para seu sistema de frenagem de emergência autônomo e um complemento completo de outras formas de prevenção de acidentes o NIO ganha uma pontuação de 92 por cento para o Safety Assist."
A NIO é uma das maiores novas montadoras da China e a cada dia mostra que os veículos chineses estão em uma nova era em termos de segurança e tecnologia. No caso do ES8, o destaque fica por conta da carroceria totalmente em alumínio de alta resistência desenvolvida internamente.
Vale lembrar que o SUV elétrico está iniciando sua jornada na Europa (foi lançado recentemente na Noruega) e os ótimos resultados nos testes de colisão devem abrir mais portas para a marca chinesa na região.
Os testes de colisão incluem:
Ao mesmo tempo em que comemora os bons resultados em segurança do seu veículo topo de linha, a NIO divulgou um comunicado onde diz que apesar da crise no fornecimento de semicondutores, a montadora espera continuar ampliando sua capacidade de produção e vendas.
A marca chinesa planeja atingir já em 2022, o volume anual de 150.000 unidades produzidas em um turno ou 300.000 em dois turnos. Números que vão depender da capacidade de adquirir os famosos e escassos chips. Vale lembrar que a NIO está construindo sua segunda fábrica, que deve estar pronta no começo do ano que vem, então esses volumes podem ser ainda maiores.
Siga o InsideEVs Brasil no Twitter
Siga o InsideEVs Brasil no Facebook
Siga o InsideEVs Brasil no Instagram
Fonte: Euro NCAP
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nio lançará modelo híbrido plug-in sob a marca Firefly em 2026
Zeekr 7x: versão internacional do SUV elétrico é flagrada sem camuflagens
A revolução da bateria finalmente chegou
Teste BYD Yuan Pro: honesto como SUV elétrico urbano, mas há ressalvas
NIO promete novos veículos elétricos com preço competitivo em breve
Volkswagen acelera nos elétricos em parceria estratégica com a Rivian
NIO: Troca de bateria em 2 minutos já é realidade na China