GM e LG correm contra o tempo no recall de baterias do Bolt

Alguns carros receberão baterias totalmente novas, outros apenas a substituição dos módulos defeituosos

9. Chevrolet Bolt EV 9. Chevrolet Bolt EV

A GM "está assumindo um papel mais direto" com a LG Energy Solution, resolvendo o enorme problema de recall de baterias que afeta todos os elétricos Chevrolet Bolt EV e Bolt EUV e paralisou a linha de produção dos modelos nos Estados Unidos

De acordo com representantes da GM (via Reuters), as duas empresas estão trabalhando sem parar para rastrear e resolver as falhas.

Em uma conferência de investidores na última sexta-feira, o diretor financeiro da GM, Paul Jacobson, disse que a LG está trabalhando com os engenheiros da GM para "limpar o processo de fabricação" nas fábricas de baterias da LG e implementar algumas "métricas de qualidade da GM".

"Os especialistas da GM e da LG continuam trabalhando incessantemente nas questões", disse o porta-voz da GM, Dan Flores, na quinta-feira. "Estamos determinados a fazer a coisa certa para nossos clientes e resolver o problema de uma vez por todas. Assim que estivermos confiantes que a LG pode nos fornecer bons módulos de bateria, começaremos os reparos o mais rápido possível."

A GM encontrou dois defeitos de fabricação nas células de bateria fornecidas por seu parceiro sul-coreano de duas de suas fábricas (uma na Coreia do Sul e outra em Michigan) - uma aba do ânodo cortada e um separador dobrado - que em algumas raras circunstâncias pode causar incêndio da bateria. 

Novos kits de bateria para os "primeiros" modelos Bolt

O problema diz respeito às baterias em todos os Bolt EVs / EUVs (cerca de 142.000 unidades) produzidas entre 2017-2021. Eles devem receber novas baterias - módulos que fazem parte do pack, ou um pack inteiro novo.

Não temos certeza sobre os detalhes, mas por enquanto, parece que os primeiros modelos do Bolt receberão uma bateria totalmente nova, enquanto os carros mais novos, apenas os módulos afetados.

"A GM disse que os primeiros modelos Bolt terão toda a bateria substituída, enquanto os modelos mais novos terão apenas módulos defeituosos dentro do pacote substituído. Essas novas peças podem não estar disponíveis até depois de novembro."

A escala do recall (cerca de 142.000 carros e mais de 9 GWh de baterias) é enorme e se traduzirá em um custo de US$ 1,8 bilhão. Além disso, a GM foi forçada a interromper a produção de carros novos até que a LG corrija as linhas de fabricação e comece a fornecer células de bateria sem defeitos. A paralisação da produção da fábrica de montagem Orion se estende até o final de setembro (cerca de 1.000 trabalhadores ociosos).

Novas baterias podem não estar disponíveis até "depois de novembro" e isso quer dizer que pode levar até um ano para produzir 9+ GWh de novas células apenas para concluir o recall. A LG produziu mais de 33 GWh de baterias durante os primeiros sete meses deste ano (menos de 5 GWh por mês) em todas as suas fábricas para todos os seus clientes, o que significa que não é fácil fornecer os 9 GWh adicionais rapidamente.

Enquanto isso, os proprietários do Bolt estão sendo orientados a usar apenas 60% do estado de carga (SOC) da bateria disponível (entre cerca de 30% e 90% SOC), o que reduz o alcance de pouco mais de 400 km para 240 km. Além disso, a orientação é manter os carros em locais abertos. 

De acordo com a Reuters, um dos primeiros relatos de um incêndio relacionado à bateria em um Chevrolet Bolt EV vem em 17 de março de 2019 (era uma unidade ano modelo 2018 em Belmont, Massachusetts). Em 26 de agosto de 2020, o número de relatos aumentou para 12 e, no momento, cinco foram confirmados como relacionados à bateria.

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