A BYD lançou oficialmente sua nova plataforma dedicada a carros elétricos. Batizada de e-platform 3.0, a nova arquitetura de veículos elétricos 'puros', ou seja, projetados desde o zero para a eletrificação, promete grandes avanços em termos inteligência, eficiência, segurança e estética.
Conforme explicado em um comunicado da gigante chinesa, a e-platform 3.0 visa promover o desempenho dos chamados veículos de nova energia (NEV) em segurança e autonomia em baixas temperaturas, bem como melhorar a experiência de direção inteligente.
Uma das características fundamentais desta arquitetura é que ela abrangerá vários tamanhos de veículos e terá código aberto para facilitar à indústria promover o desenvolvimento de veículos elétricos inteligentes no mundo inteiro.
A nova plataforma está sendo lançada com o conceito BYD Ocean-X, um sedã elétrico esportivo de porte médio e alto desempenho. O estudo traz novas experiências em desempenho e direção inteligente graças às baterias de lâmina (Blade) totalmente integradas na estrutura do carro, um trem de força 8 em 1 e uma arquitetura de tração nas quatro rodas.
Mas o grande destaque da e-platform é a possibilidade de autonomia superior a 1.000 km aos carros montados sobre ela. Isso graças ao primeiro trem de força elétrico com módulo '8 em 1' do mundo. Também merece atenção a tecnologia de carregamento rápido que permite alcance de até 150 km após um carregamento de 5 minutos.
O sistema de resfriamento e aquecimento direto projetado originalmente para as baterias aumenta a eficiência térmica em até 20% enquanto reduz a perda de energia. Além disso, o sistema de bomba de calor, que pode trabalhar em temperaturas de -30 ℃ a 60 ℃, amplia o alcance em até 20% no inverno, uma vez que o sistema aproveita o calor residual do ambiente, do trem de força, do compartimento do passageiro e até mesmo das baterias.
Por fim, o sistema elétrico de tração nas quatro rodas permite aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 2,9 segundos com baixo consumo de energia se comparado aos modelos com tração nas duas rodas.
Uma das características da e-platform 3.0 é a integração profunda dos sistemas de direção, freio e direção. O primeiro modelo a adotar esse conceito foi o compacto BYD EA1, lançado recentemente na China.
Do ponto de vista do design, o veículo apresenta balanços dianteiro/traseiro bem curtos e uma distância entre eixos mais longa, ampliando significativamente o espaço do passageiro, além de uma carroceria baixa em um conjunto que favorece a aerodinâmica do veículo, diminuindo o coeficiente de arrasto para 0,21Cd.
Principais destaques da e-platform 3.0 BYD:
Siga o InsideEVs Brasil no Twitter
Siga o InsideEVs Brasil no Facebook
Siga o InsideEVs Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo BYD Song Plus 2025 é lançado no Chile pelo equivalente a R$ 237 mil
Suzuki eVitara: primeiro SUV elétrico da marca japonesa é revelado
Novo BYD M6 é a resposta para o ID.Buzz com nome de esportivo alemão
Mercado de carros elétricos e híbridos plug-in cresce 200% no Brasil
Como a ofensiva de produtos da BYD a levou ao topo de setor automotivo
Frota de táxis de Oslo, a capital da Noruega, passa a ser 100% elétrica
BYD atinge marca histórica com 500 mil veículos vendidos em outubro