Após revelar sua plataforma eletrificada e baterias Ultium, a GM agora apresenta um conjunto de três motores elétricos desenvolvidos e produzidos internamente para seus futuros veículos elétricos.
Projetados pela própria GM, o motor de 180 kW (244 cv) de tração dianteira, o motor de tração traseira e dianteira de 255 kW (346 cv) e o motor de tração integral de 62 kW (84 cv) integram o Ultium Drive. Todos os três propulsores foram construídos como uma família escalável, compartilhando princípios de projeto, assim como ferramentas e estratégias de produção similares.
"20 anos de desenvolvimento de sistemas de propulsão elétrica e mais de 100 anos de engenharia de alto volume de veículos estão ajudando a GM a g migrar rapidamente dos veículos convencionais para os elétricos", disse Mark Reuss, presidente da GM, na conferência patrocinada pela Câmara Regional de Detroit.
"Nossa integração vertical neste espaço, abrangendo tanto hardware como software, nos ajuda no controle sobre nosso próprio destino e a ter uma vantagem competitiva significativa".
As unidades elétricas de 180 e 255 kW são motores de ímã permanente projetados com o objetivo de minimizar a dependência de motores pesados e materiais de terras raras enquanto a unidade de 62 kW é um motor de indução. Espera-se que todos ofereçam um excelente torque e
densidade de potência, permitindo uma ampla gama de tipos de veículos, desde carros de alto desempenho até picapes comerciais.
Até três motores elétricos podem ser usados em um único veículo elétrico - versões do GMC Hummer EV 2022 contarão com três motores separados de 255 kW, produzindo uma potência estimada de cerca de 1.000 cavalos.
Outro desenvolvimento é o software para os controladores do trem de força Ultium Drive, fundamental para adaptar o conjunto aos diversos tipos de veículos elétricos que podem ser equipados com ele.
A GM destaca também uma equipe de mais de 11.000 pessoas dedicada a desenvolvimento de software, que na visão da empresa norte-americana é um ponto crucial para um futuro totalmente elétrico. A inteligência artificial e a aprendizagem de máquinas ajudaram a determinar o máximo de possibilidades eficientes de distribuir o torque em sistemas de três motores, permitindo que veículos extremamente capazes possam rodar confortavelmente também no trânsito cotidiano.
O software por trás dos motores EV da GM pode ser reutilizado em muitas aplicações, proporcionando também tempos rápidos de chegada ao mercado como base para uma futura expansão EV, já que esses motores são versáteis o suficiente para fornecer a energia necessária para uma linha completa de veículos.
O inversor e outros componentes eletrônicos de potência, como o módulo acessório de potência e o módulo de carga a bordo, são instalados de forma separada das unidades de propulsão dos atuais carros elétricos da GM.
No entanto, nos próximos veículos baseados na arquitetura Ultium, eles serão integrados diretamente nas unidades de propulsão elétrica, reduzindo custos e complexidade de produção - alguns componentes eletrônicos terão até 50% menos massa e volume do que os equivalentes atuais, com até 25% a mais de capacidade.
Os recém-desenvolvidos motores elétricos e a eletrônica de potência integrada da GM, contidos em suas unidades de propulsão Ultium Drive, estrearão no GMC Hummer EV até o fim deste ano.
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