A GM anunciou que aumentará seus investimentos em carros elétricos e veículos autônomos para US$ 35 bilhões referente ao período de 2020 até 2025. Isso representa um aumento de 75% em relação ao compromisso inicial anunciado antes da pandemia e permitirá ampliar a produção de veículos elétricos, antecipar lançamentos e adicionar novos produtos ao portfólio. 

Rumo a um futuro elétrico, a GM reforça o seu compromisso ao acelerar ao ambicioso plano de assumir a liderança na vendas de veículos elétricos na América do Norte. Além disso, a empresa norte-americana aspira ser líder global em tecnologia de bateria e célula de combustível por meio de sua plataforma Ultium e células de combustível HYDROTEC.

Galeria: GMC Hummer EV - teste na neve

Do lado dos veículos autônomos, por meio da Cruise, a GM se prepara para ser a primeira a comercializar com segurança a tecnologia de direção autônoma em grande escala. Desenvolvido por meio de uma parceria entre a GM, Honda e Cruise, o Cruise Origin será construído no centro de montagem ZERO Detroit-Hamtramck da GM a partir do início de 2023.

"Estamos investindo agressivamente em um plano abrangente e altamente integrado para garantir que a GM lidere em todos os aspectos da transformação para um futuro mais sustentável", disse a presidente e CEO da GM, Mary Barra. 

Perseguindo a meta de vender globalmente mais de 1 milhão de veículos elétricos por ano em 2025, a GM aposta no rápido crescimento do mercado norte-americano, agora impulsionado por uma estratégia mais definida com incentivos governamentais no campo da mobilidade sem emissões.  

"A GM tem como meta vendas globais anuais de EV de mais de 1 milhão até 2025, e estamos aumentando nosso investimento para escalar mais rápido porque vemos o ímpeto crescendo nos Estados Unidos para eletrificação, junto com a demanda dos clientes por nosso portfólio de produtos."

Além dos modelos Bolt EV e Bolt EUV (SUV elétrico), a GM aposta em novidades como a picape elétrica GMC Hummer EV, o SUV elétrico Hummer EV, o Cadillac Lyriq e a picape elétrica Silverado, que começam a chegar ao mercado entre 2022 e 2025.  

Galeria: Fábrica Zero GM

Baterias Ultium

O sucesso dessa transição para a mobilidade elétrica passa por uma forte infraestrutura de produção de baterias, vitais para os carros elétricos. Nesse sentido, a GM anuncia que está acelerando o cronograma de construção de duas novas fábricas de células de bateria nos Estados Unidos até meados da década para complementar as fábricas da Ultium Cells LLC em construção no Tennessee e em Ohio. 

Célula de combustível

Em outra frente, a GM também investe no desenvolvimento das células de combustível a hidrogênio HYDROTEC, que terão diversas aplicações para além dos carros de passeio e veículos utilitários. 

Por meio das diversas parcerias em andamento, essas células irão equipar veículos pesados, aeronaves, trens e até mesmo veículos lunares para transportar astronautas na superfície da Lua, aproveitando a experiência da GM em propulsão elétrica e tecnologia autônoma.

Hoje, a GM está confirmando planos para lançar suas células de combustível HYDROTEC de terceira geração com densidade de potência ainda maior e custos mais baixos até meados da década. A empresa produz suas células de combustível em Brownstown Charter Township, Michigan, em uma joint venture com a Honda.  

No Brasil, a GM ainda acompanha a evolução do mercado, mas já prometeu de antemão seguir a meta global de vender somente carros elétricos a partir de 2035. Recentemente, a Chevrolet triplicou a rede de concessionárias aptas a comercializar o elétrico Bolt, lançado no país no ano passado e que deve estrear por aqui na versão atualizada (junto com o SUV) em breve. 

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Fonte: GM

Galeria: Chevrolet Bolt EUV 2022