O novo Volvo C40 elétrico começou a ser produzido na fábrica da Volvo em Ghent, na Bélgica. Revelado ao público em março, o SUV-cupê derivado do XC40 é o segundo modelo totalmente elétrico da marca sueca e já tem lançamento confirmado no Brasil.
A fábrica de Ghent, uma das maiores da Volvo, é pioneira no movimento da montadora sueca em direção à eletrificação total. Por lá, também é produzido o XC40 Recharge, versão 100% elétrica do SUV compacto e o primeiro modelo totalmente elétrico da marca, que já está sendo vendido no Brasil desde meados do ano.
Em comunicado, a Volvo afirma que está ampliando de forma considerável a capacidade de produção de carros elétricos nas instalações de Ghent, para um total de 135.000 veículos por ano, e já espera que mais da metade do volume de produção da fábrica em 2022 seja de carros totalmente elétricos.
"O C40 Recharge é um carro que representa nosso futuro", disse Javier Varela, vice-presidente sênior de operações industriais e qualidade da Volvo Cars. "Nossas operações de produção e uma estreita colaboração com nossos fornecedores são fundamentais para alcançar nossas ambições futuras em termos de eletrificação e neutralidade climática. Nossa fábrica de Ghent está pronta para um futuro totalmente elétrico e será uma parte importante de nossa rede industrial global para os próximos anos."
Quando começar a chegar ao mercado, o Volvo C40 Recharge elétrico poderá contar com uma ampla oferta de itens de conveniência, incluindo serviços online, garantia, assistência durante viagens, bem como opções de seguro e carregamento doméstico quando disponíveis.
Apostando no estilo 'suv-cupê', mas mantendo as dimensões compactas do XC40 elétrico, o Volvo C40 tem proposta um pouco mais esportiva em relação ao irmão mais velho. O C40 Recharge está equipado com dois motores elétricos alimentados por uma bateria de íon-lítio de 78 kWh que garante autonomia de até 420 km, um alcance um pouco superior em relação ao XC40 por conta da melhor aerodinâmica.
A bateria pode ser recarregada tanto em corrente alternada quanto em corrente contínua. Com 11 kW é possível completar a carga em cerca de 7 horas e meia, enquanto que ao usar estações rápidas de até 150 kW, é possível ir de 0 a 80% da capacidade da bateria em apenas 40 minutos.
O sistema de propulsão também é o mesmo do XC40, com configuração de tração integral que entrega potência combinada de 408 cv (300 kW) e 67,3 kgfm de torque. O desempenho é idêntico, com aceleração de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos e velocidade máxima de 180 km/h.
Após o C40 Recharge, a Volvo pretende continuar acelerando o lançamento de carros elétricos nos próximos anos, elevando a oferta zero emissões para modelos maiores e de maior alcance em vendas como o XC60, por exemplo. A marca sueca pretende que 50% de seu volume global de vendas consista em carros totalmente elétricos já até 2025, antes de se tornar totalmente elétrico até 2030.
O lançamento do Volvo C40 Recharge no Brasil havia sido confirmado em maio, durante a apresentação do XC40 elétrico. Recentemente, a marca reafirmou a estreia, que está prevista para ocorrer até o início de 2022, seguindo a tendência da Volvo de alinhar o país com os lançamentos globais em termos de carros elétricos a partir de agora.
Fonte: Volvo
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