A GM apresentou recentemente o Ultra Cruise, sua nova tecnologia de assistência ao motorista. O sistema de direção semiautônoma promete a condução mãos-livres em 95% de todos os cenários de trânsito e poderá ser utilizado em todas as rodovias pavimentadas nos EUA e Canadá.
Segundo o comunicado da GM, o piloto automático Ultra Cruise cobrirá mais de 2 milhões de quilômetros de estradas nos dois maiores países da América do Norte, com capacidade para se expandir até mais de 5,5 milhões de quilômetros. Os motoristas poderão conduzir sem precisar colocar as mãos no volante em quase todas as estradas, incluindo ruas em trechos urbanos, vias secundárias e estradas rurais pavimentadas, além de rodovias.
"O Ultra Cruise não é apenas um divisor de águas em termos do que permite - uma experiência de condução porta a porta - mas também uma tecnologia", disse Doug Parks, vice-presidente executivo da GM de Desenvolvimento Global de Produtos, Compras e Supply Chain. "Foi desenvolvido completamente internamente."
Os dois sistemas avançados de assistência ao motorista da GM irão coexistir na programação da empresa com o Super Cruise disponível para veículos mais acessíveis e o Ultra Cruise reservado para os carros mais premium, como os modelos Cadillac, por exemplo.
"A combinação do Ultra Cruise para modelos premium e Super Cruise para veículos mais acessíveis nos permitirá oferecer tecnologia de assistência ao motorista em diferentes faixas de preço e segmentos", disse Parks.
O Ultra Cruise é baseado na plataforma de software Ultifi e da Plataforma de Inteligência veicular. Graças a isto, pode adicionar recursos, funções e serviços ao longo do tempo através de atualizações remotas (Over the Air). Além disso, também se aproveita das capacidades do Super Cruise com novos recursos de condução automatizados:
A Ultra Cruise funciona por meio de uma combinação de câmeras, radares e um LiDAR no para-brisa (o primeiro nos EUA), desenvolvendo representações estatísticas tridimensionais de 360 graus do ambiente ao redor dos veículos com redundâncias em áreas críticas.
Outro componente é a Interface Homem-Máquina, através da qual o sistema apresenta informações ao motorista e se comunica quando precisa assumir o controle do veículo, uma estratégia que visa integrar o condutor sempre atento à condução, uma vez que se trata de um sistema semiautônomo.
A GM planeja estrear a nova tecnologia semiautônoma Ultra Cruise em 2023, inicialmente com a marca Cadillac, embora a empresa ainda não tenha definido quais modelos contarão com o sistema, nem o preço de aquisição ou eventual mensalidade pelo uso da comodidade - o atual Super Cruise é grátis por 3 anos, e depois disso requer uma taxa mensal de US$ 25 para uso definitivo.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
GM: "Revolução dos carros elétricos seguirá independente do governo"
Geely promove reestruturação: Zeekr assumirá o controle da Lynk & Co
GM reage e vendas globais de carros elétricos decolam no 3º trimestre
Chery inaugura 1ª linha de produção de baterias sólidas em larga escala
GM: produção de carros elétricos e a combustão na mesma linha de montagem
Hyundai Ioniq 9 é o primeiro SUV elétrico de 7 lugares da marca; veja fotos
GM ajusta para baixo a meta de produção de carros elétricos em 2025