O atual BMW Série 3 está em produção desde o final de 2018 e ainda não recebeu a típica atualização meia-vida, mas uma matéria tenta trazer mais detalhes sobre a nova geração. Enquanto o modelo reestilizado terá uma versão elétrica montada na mesma plataforma CLAR do modelo a combustão, um Série 3 totalmente novo deve ser lançado em 2025.
De acordo com a Autocar, a BMW irá inaugurar a arquitetura Neue Klasse com um Série 3 de zero emissões conhecido internamente como "NK1". Ele não substituirá o modelo movido a combustão, pois o sedã viverá para ver uma nova geração com motores a gasolina e diesel, permitindo que a marca bávara cubra todas as bases na mesma linha que a Porsche fará com o Macan elétrico e a gasolina.
Sendo desenvolvido desde o primeiro dia exclusivamente como um veículo elétrico, o Série 3 de próxima geração terá uma distância entre-eixos mais longa e um assoalho plano, tornando o interior significativamente mais espaçoso em comparação com o modelo atual. Ele está sendo projetado com uma configuração de tração traseira, de motor único, bem como um modelo xDrive mais potente com motor duplo.
Estima-se que ele terá um "design focado em eletricidade", provavelmente com balanços dianteiros e traseiros curtos para maximizar a distância entre-eixos e oferecer os benefícios que você esperaria de um carro elétrico dedicado. Para minimizar a acréscimo de peso das baterias, a BMW pretende fazer uso extensivo do alumínio combinado com uma estrutura de "gaiola" de fibra de carbono com CFRP em algumas áreas.
Detalhes sobre o interior são limitados no momento, mas a matéria segue dizendo que a BMW está focada em uma cabine ecológica com materiais reciclados como antecipado pelo conceito i Vision Circular exibido no IAA Munique em setembro. O site britânico fala apenas no sedã, mas é provável que seja apenas uma questão de tempo até que o Touring (perua) também seja oferecido sem motores a combustão.
A BMW está desenvolvendo os motores elétricos internamente e estes são considerados mais potentes, bem como mais eficientes do que os utilizados nos elétricos atuais. O carregamento rápido de até 350 kW está planejado para o que será uma evolução da tecnologia atual da bateria estimada para fornecer autonomia superior a 700 quilômetros no Série 3 elétrico.
O chefe de pesquisa e desenvolvimento da empresa, Frank Weber, já insinuou que a plataforma Neue Klasse está sendo projetada para modelos de performance, então um Série 3 elétrico com o emblema M parece bastante provável.
Fonte: Autocar
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Sedã elétrico BMW i3 é apresentado de forma oficial na China
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Novo BMW i3, o 'Série 3 elétrico', é flagrado antes da estreia
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
BMW Série 3 e Série 5 ganham novas versões híbridas plug-in de entrada
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Flagra: BMW Série 3 elétrico se prepara para encarar o Tesla Model 3