A indústria automotiva está se preparando para um futuro de emissão zero. Além de um senso de responsabilidade corporativa para mitigar os efeitos do aquecimento global, há também uma necessidade "regulatória".

A União Europeia propôs a venda apenas de carros elétricos ou a hidrogênio a partir de 2035, mas alguns países podem introduzir essa medida mais cedo. De qualquer forma, a BMW disse estar pronta para cumprir qualquer decisão a partir de 2030.

BMW iX XDrive50 (2021)

Pronta para qualquer cenário

De acordo com o Automotive News, o CEO da BMW, Oliver Zipse, disse que a marca não está preocupada com a "proibição" dos motores a diesel e a gasolina. A marca alemã estará pronta para aceitar quaisquer limitações a partir de 2030, ano em que a BMW pretende aumentar a venda de seus modelos elétricos em até 50%.

Se uma cidade, um país ou um continente inteiro introduzir proibições especiais, então, a BMW ajustará sua oferta de modelos. Para isso, está preparada para lançar vários modelos de emissão zero ao mercado nos próximos anos.

No entanto, ainda não foi definida uma "data de validade" para propostas com motores de combustão. Rivais como a Audi, por exemplo, afirmam que a partir de 2026 os novos lançamentos serão apenas de carros elétricos.

BMW iX5 a hidrogênio - pré-série

Projetos para o futuro

Os próximos lançamentos da BMW devem ser as Séries 5 e 7 elétricas e cada vez mais investimentos estão previstos na frente de eletrificação. O portfólio nos próximos anos contará com um número crescente de modelos híbridos leves ou plug-in, enquanto a MINI venderá exclusivamente carros elétricos a partir de 2030.

O carro elétrico, no entanto, não é o único aspecto em que a BMW está trabalhando. A marca bávara continua acreditando no hidrogênio e no Salão de Munique apresentou o BMW iX5, a versão final que estreará em 2022 com uma oferta limitada a pequenas frotas. A partir de 2025, no entanto, mais modelos de série com tecnologia de células de combustível estão programados.

O foco em zero emissões continuará, portanto, mas sem qualquer afobação. Como afirma Frank Weber, chefe de desenvolvimento da BMW, em entrevista anterior, ainda há muitos temas abertos relacionados à eletrificação. Entre a força de trabalho a ser treinada e a infraestrutura de carregamento a ser criada, a indústria automotiva e a política terão que agir com bom senso nos processos de transição para a mobilidade elétrica.