Entre as atrações da BMW no IAA Mobility, está o BMW i Vision Circular, um conceito de carro elétrico compacto que antecipa a visão da marca para esse tipo de veículo em 2040. O estudo propõe características que vão além do design, mas também envolvem qualidade, praticidade e principalmente, sustentabilidade em toda a sua cadeia de valor.  

O i Vision Circular é um carro elétrico de quatro lugares que promete oferecer aos ocupantes um espaço interno generoso, ainda que tenha cerca de 4 metros de comprimento, dimensão próxima ao de outro elétrico da BMW, o i3. A marca bávara reforça os princípios da economia circular e, nesse ponto, afirma sua ambição de se tornar o fabricante mais sustentável de mobilidade.

Galeria: BMW i Vision Circular - IAA 2021

De acordo com Oliver Zipse, CEO da BMW:

"O Vision Circular mostra o que pensamos sobre a mobilidade sustentável. Representa nossa aspiração de sermos pioneiros no desenvolvimento de uma economia circular. Queremos estender nossa posição de liderança em eficiência de recursos na produção a todo o ciclo de vida de nossos veículos. É também uma questão de sustentabilidade do negócio. Porque a atual evolução dos preços das matérias-primas mostra os efeitos que uma indústria que depende de recursos limitados deve esperar".

Em linhas gerais, o objetivo central do BMW i Vision Circular é ser a prévia de um veículo otimizado para fechar o seu ciclo de produção com uma cota de 100% de materiais que podem ser reciclados ao final de sua vida útil.

Além das matérias-primas de base biológica certificadas, também seriam utilizados os chamados materiais secundários. A BMW aplica o mesmo conceito à bateria de eletrólito sólido do carro-conceito. Ela é totalmente reciclável e é feita quase inteiramente de materiais provenientes de outros veículos elétricos. 

Mesmo com apenas 4 metros de comprimento, como dissemos, o i Vision Circular ostenta um interior bastante amplo para os quatro ocupantes. Luxuosa, a cabine também emprega materiais e processos que buscam minimizar o impacto ambiental.

Tecnicamente falando, o BMW i Vision Circular contará ainda com a opção de carregamento bidirecional. Uma tecnologia que está em franco desenvolvimento e permite ao proprietário utilizar a bateria do carro para armazenar a energia de seus painéis solares, e devolvê-la à noite ou nos horários de maior custo, para reduzir sua conta de energia.  

Além de cumprir suas funções básicas dentro da mobilidade urbana, o veículo fará o uso inteligente dos dados de tráfego para máxima eficiência em termos de autonomia. Elétrico, sustentável e conectado, o conceito da BMW resume o que deve ser a mobilidade do futuro. 

Siga o InsideEVs Brasil no Twitter

Siga o InsideEVs Brasil no Facebook

Siga o InsideEVs Brasil no Instagram