A Nissan tem grandes planos para os carros elétricos nos próximos anos. De acordo com o site Autocar, a marca japonesa que atualmente conta com o Leaf e o furgão elétrico Townstar, além do recém-apresentado Ariya, irá ampliar sua gama de modelos zero emissões em uma verdadeira ofensiva de eletrificação até 2025.
E de acordo com o site britânico, a grande novidade é que o Nissan Leaf, o carro elétrico pioneiro da marca japonesa, se tornará um SUV elétrico compacto em sua terceira geração, prevista para chegar ao mercado em 2025 - informação confirmada pelo próprio CEO da Nissan Europa, Guillaume Cartier.
Os planos para produzir um utilitário elétrico na fábrica de Sunderland, na Inglaterra, fazem parte de um amplo investimento de 1 bilhão de libras britânicas que foi anunciado em linhas gerais em julho. Na época, especulava-se que este modelo iria aposentar o Leaf, diferentemente do que foi confirmado agora.
O próximo Leaf SUV será baseado na plataforma CMF-EV da aliança Renault-Nissan-Mitsubishi. Além deste, em cinco anos a Nissan contará com mais veículos 100% elétricos no portfólio: Juke, Ariya e X-Trail.
Ainda aproveitando os recursos da aliança, a Nissan pretende recorrer aos parceiros para lançar na mesma época do Leaf SUV, um sucessor para o Nissan March (Micra na Europa) totalmente elétrico.
"Vamos procurar a Aliança para uma formação completa e trens de força", disse Cartier. "Um assunto que ainda está aberto é a chegada do [sucessor do porte do Micra]. O ponto chave é como oferecermos algo da Aliança com a marca Nissan." O executivo acrescentou que torná-lo lucrativo era a questão principal, e que o carro "absolutamente" seria um elétrico.
Outro ponto importante é que a Nissan não pretende mais investir em tecnologia de motores de combustão interna para torná-los compatíveis com os rigorosos padrões de emissões do Euro7, que entrarão em vigor na Europa por volta de 2026.
A leitura da Nissan, segundo o CEO europeu, é que não vale mais a pena colocar dinheiro nos motores a combustão. Seria um investimento muito alto para se adequar às emissões e teria que ser repassado aos clientes. Nesse cenário, valeria mais a pena investir diretamente nos carros elétricos.
"Estrategicamente, apostamos na eletrificação", disse Cartier. "Se investirmos no EU7, o custo da evolução é cerca de metade da margem de lucro por carro, cerca de 2000 euros, você teria que repassar para o cliente. Então apostamos no elétrico, sabendo que vai reduzir de custo."
A Nissan planeja eletrificar toda a sua gama de modelos até 2025, seja com carros elétricos ou com híbridos dotados com a tecnologia e-Power. Para 2030, a meta é que 80% das vendas totais sejam de veículos totalmente elétricos.
No Brasil, o ritmo de eletrificação deve ser mais lento. Entre as iniciativas recentes estão a ampliação da rede de distribuição do Nissan Leaf para todas as regiões do país. Além disso, a partir de 2022 deve estrear por aqui a tecnologia híbrida e-Power, inicialmente especulada no Nissan Kicks, mas depois descartada e ainda sem um modelo definido.
Fonte: Autocar
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