Este artigo é uma cortesia da EVANNEX, que fabrica e vende acessórios Tesla. As opiniões expressas não são necessariamente as do InsideEVs, nem fomos pagos pela EVANNEX para publicar esses artigos. Achamos interessante a perspectiva da empresa como fornecedora de acessórios da Tesla e estamos satisfeitos em compartilhar seu conteúdo gratuitamente. Aproveite!
Postado em EVANNEX em 19 de outubro de 2021 por Charles Morris
Os carros elétricos da Tesla têm superado os concorrentes movidos a gasolina em seus segmentos há anos, mas as últimas notícias devem fazer todos, menos os executivos mais sonolentos de montadoras tradicionais, perderem o sono. De acordo com a Autoridade Federal de Transporte da Alemanha, em setembro, o Tesla Model 3 superou os sedãs médios das marcas Audi, BMW e Mercedes na Alemanha.
Sim, a startup norte-americana de veículos elétricos superou todos os modelos teoricamente equiparáveis das três marcas premium da Alemanha juntas, em seu próprio mercado.
Wirtschafts Woche informa (via CleanTechnica) que o Audi A4, BMW Série 3 e Mercedes Classe C/CLA venderam em conjunto 6.100 unidades em setembro, enquanto o Model 3 sozinho emplacou ao redor de 6.800 exemplares. O Model 3 estava praticamente empatado com o VW Golf, um carro menor e muito mais barato que tem sido um dos modelos mais vendidos do continente por décadas.
Claro, é sempre perigoso prever tendências com base nos dados de vendas de um mês, e há duas ressalvas a considerar aqui, apontando em direções opostas. A boa notícia (para as montadoras alemãs) é que as entregas da Tesla vêm em lotes, de modo que os números do ano inteiro são improváveis de mostrar um triunfo tão absoluto da marca norte-americana. Além disso, o Grupo Volkswagen está vendendo muitos veículos elétricos com suas principais marcas (Audi, Porsche, Skoda e Volkswagen). É a maior montadora de veículos elétricos na Europa, muito à frente da Tesla.
Acima: Dentro da Gigafactory Alemã da Tesla (YouTube: Destaques do CNET)
A má notícia para os alemães é que a nova fábrica da Tesla em Grünheide terá início de produção muito em breve. Os carros entregues localmente terão custos de transporte muito menores, e incorporarão várias novas inovações de economia de custos. O Kein Wunder disse que o CEO do Grupo Volkswagen, Herbert Diess, já soou o alerta vermelho. Ele disse recentemente a seus principais executivos que a empresa precisa renovar completamente suas fábricas para a produção de carros elétricos, e tomou a iniciativa sem precedentes (e controversa) de convidar Elon Musk para dar-lhes uma palestra animado.
O cenário é que os veículos com motores a combustão estão com os dias contados na Europa. O Wirtschafts Woche relata que as vendas alemãs de veículos a gasolina caíram 41% em setembro em comparação com o mesmo mês do ano anterior. As vendas de diesel caíram 54%, enquanto as vendas de híbridos cresceram 11%, as de híbridos plug-in avançaram 14% e os carros elétricos puros cresceram 59%.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Tesla Model 3 ganha versão super eficiente com 702 km de autonomia
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Novo Tesla Model 3 tem 517 cv e estreia como o mais poderoso já produzido
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
BYD Seal é um rival à altura do Tesla Model 3? Sedã elétrico é avaliado na Europa
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Tesla pronta para produzir mais de 2,3 milhões de carros elétricos por ano