Panasonic revela nova célula de bateria para carros elétricos
Protótipo de célula cilíndrica do tipo 4680 antecipa versão que equipará inicialmente os carros da Tesla
A Panasonic revelou um protótipo de sua nova bateria cilíndrica de íons de lítio de alta capacidade para carros elétricos: a 4680 (46 mm de diâmetro e 80 mm de altura). Trata-se de um novo tipo de bateria em que a empresa vem trabalhando, pelo menos desde que a Tesla anunciou oficialmente este novo padrão em setembro de 2020.
Com as especificações aprimoradas da 4680 'original' e custos de produção mais baixos, a Panasonic gostaria de entrar em uma nova fase de seu negócio de baterias automotivas e já sugeriu que está disposta a investir no projeto.
De acordo com a Reuters, a Panasonic não revelou a química, nem detalhes sobre quando e onde ocorrerá a produção em série para as novas células de bateria 4680.
A Tesla também trabalha em sua tecnologia de bateria internamente e disse recentemente que agora está "produzindo um número crescente de baterias para fins de testes", que é um estágio claramente além dos protótipos de células de bateria.
Até onde sabemos, pelo menos alguns outros fabricantes também trabalham no modelo 4680, na esperança de receber futuramente uma encomenda de grande volume da Tesla. No entanto, o projeto da Panasonic pode ser o mais avançado, ao menos por enquanto.
O executivo responsável pela área de baterias da empresa japonesa, Kazuo Tadanobu, disse:
"Nós desenvolvemos isso por causa do forte desejo da outra parte, e achamos que isso só pode levar a laços mais fortes."
A título da explicação, a Panasonic também anunciou que a empresa não oferecerá baterias de ferro-lítio (LFP), muitas vezes vistas como uma alternativa acessível para carros elétricos mais baratos e de autonomia mais baixa ou sistemas de armazenamento de energia.
Kazuo Tadanobu disse:
"... A Panasonic não tinha planos de fazer baterias mais baratas de Fosfato Ferro Lítio (LFP) para carros elétricos mais acessíveis."
É interessante porque este mercado é bastante significativo. A Tesla usa o padrão LFP - a empresa mudou toda a sua linha de veículos de gama padrão para LFP - e de acordo com algumas reportagens, até a Apple está procurando um fornecedor de baterias LFP.
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