A XPeng, uma das startups chinesas que invadiu o mercado de veículos elétricos, realizou recentemente seu "1024 Tech Day" anual, anunciando várias novas tecnologias e ramos de negócios, como condução autônoma, 'carros voadores' e robótica.
Nesta matéria, vamos nos concentrar mais na próxima tecnologia relacionada aos veículos elétricos. Em nossa opinião, os dois destaques são a próxima plataforma com arquitetura de 800 volts e o carregamento de alta potência.
A XPeng Motors anunciou a introdução da primeira plataforma dedicada de produção em massa de alta tensão de 800 volts da China, que aumenta ainda mais a eficiência e o carregamento rápido. Os novos carros elétricos da XPeng serão capazes de recuperar até 200 km de alcance em apenas 5 minutos.
Simultaneamente, a empresa lançará novos carregadores de alta tensão de 480 kW que serão capazes de fornecer até 670 A. Os carregadores desenvolvidos internamente também serão equipados com o sistema próprio de armazenamento de energia de bateria da Xpeng para diminuir o pico de demanda. O carregador promete ser capaz de carregar 30 carros.
"O ecossistema de mobilidade inteligente em evolução depende de uma infraestrutura de energia altamente eficiente e de cobertura completa. Para cumprir esse objetivo, a XPeng apresentará a primeira plataforma SiC de produção em massa de alta tensão de 800V da China, com supercarregadores "X-Power" de nova geração capazes de carregar por um alcance de até 200 km em apenas 5 minutos.
Atualmente, a empresa possui 439 estações de carregamento rápido DC em toda a China e 1.648 estações de carregamento rápido em geral.
No início de 2021, a XPeng lançou o Navigation Guided Pilot (NGP) para rodovias, que é a função central do sistema de assistência ao motorista XPILOT 3.0. Os clientes já cobriam 12 milhões de quilômetros usando o NGP, e a partir do terceiro trimestre de 2021, 60% da quilometragem de condução em rodovia era com o NGP.
No primeiro semestre de 2022, a empresa pretende lançar o XPILOT 3.5, "ampliando o sistema de assistência ao motorista da XPILOT para apoiar os complexos cenários de condução da China nas principais vias urbanas".
Por fim, o XPILOT 4.0 com "assistência avançada ponto a ponto" está programado para o primeiro semestre de 2023.
A XPeng também revelou a próxima geração de design de "carros voadores", desenvolvida por sua afiliada Urban Air Mobility (UAM), uma empresa da HT Aero. Espera-se que um 'carro elétrico voador' chegue ao mercado em 2024.
A próxima área é a tecnologia robótica "projetada para suportar autonomia superior", que terá como objetivo interagir com ambientes altamente diversos, nas palavras da empresa. O objetivo é aumentar a interação homem-máquina, incorporando cada vez mais funções com o auxílio de elementos como o câmera de 360º, LiDAR, reconhecimento facial e de objetos e capacidades sensoriais no campo sonoro.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
XPeng busca local para fábrica na Europa em meio a desafios tarifários
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Xpeng: novos carregadores ultrarrápidos para 200 km de alcance em 3 minutos
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Xpeng apresenta Mona M03 como o sedã elétrico mais aerodinâmico do mundo
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Mona: nova submarca da Xpeng é baseada em inteligência artificial