Em mais uma iniciativa de mobilidade elétrica, a Renault fechou uma parceria com a Companhia Paranaense de Energia (Copel) para os serviços de carsharing e locação de curta duração para os colaboradores da geradora e distribuidora de energia.

O projeto contará inicialmente com duas unidades do veículo elétrico Renault Zoeque poderão ser utilizadas para fins profissionais e particulares, por cerca de 2.500 funcionários da sede da Copel, em Curitiba.

Para utilizar o serviço os interessados podem fazer o agendamento por meio do aplicativo Mobilize Share, que permite visualizar a disponibilidade dos veículos e fazer a reserva, na modalidade de carsharing, com até 23 horas de uso, ou locação de curta duração, com cobrança por dia, em períodos de dias ou semanas.

renault compartilhamento carros eletricos (2)

"Nosso objetivo não é somente fabricar automóveis, mas também oferecer soluções e serviços de mobilidade. Agora, essas inovações estarão à disposição dos colaboradores da Copel, por meio do aplicativo Mobilize Share, permitindo um uso inteligente e compartilhado dos veículos", explica Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil. 

Além desta parceria, a Copel está envolvida em outros projetos de mobilidade elétrica, como a implantação da maior eletrovia do país, que possui 12 estações de recarga ao longo de 730 quilômetros da rodovia BR-277, ligando o extremo leste ao extremo oeste do estado do Paraná. 

"Desde a implantação da eletrovia, a Copel tinha em mente que, para alavancar o mercado de veículos elétricos no país, é necessário investimentos em redes de energia robustas e qualificadas para atender essa demanda. Com essa prova de conceito do carsharing da Renault, avançaremos ainda mais nas descobertas do que pode ser aprimorado e avaliaremos novos negócios que poderão surgir com o uso da tecnologia", comenta o presidente da Copel, Daniel Pimentel Slaviero.

Por sua vez, a Renault também adota outras iniciativas na área de mobilidade, como a disponibilização de veículos elétricos da marca para o uso compartilhado por servidores em órgãos públicos no DF por meio do projeto VEM DF. 

Em Fernando de Noronha 28 veículos elétricos Renault já circulam pela ilha, como parte do Programa Noronha Carbono Zero. Neste projeto, em parceria Administração de Fernando de Noronha, a WEG e a Polo foi implementado uma estação de carregamento com energia limpa e renovável para todos os veículos elétricos que rodam na ilha, com o excedente sendo disponibilizado para uso da população local. 

Fonte: Renault