China já tem mais de 1 milhão de carregadores de carros elétricos
O número total, incluindo os pontos de carregamento privados, é superior a 2,2 milhões
A China é o maior mercado mundial de veículos elétricos e, não surpreendentemente, tem o maior número de estações de carregamento do mundo.
De acordo com o China Electric Vehicle Charging Infrastructure Promotion Alliance (EVCIPA) (via Gasgoo), a partir do final de setembro de 2021, havia 2,223 milhões de pontos de carregamento individuais no país asiático. Trata-se de um aumento de 56,8% em relação ao mesmo período do ano anterior.
No entanto, este é o número total, que consiste em mais de 1 milhão de pontos acessíveis ao público, e um número ainda maior de quase 1,2 milhão de eletropostos privados (a maioria para frotas, acreditamos).
- pontos acessíveis ao público: 1.044 milhões (+237.000 no 1º trimestre)
- pontos privados: 1,179 milhões (+305.000 no 1º trimestre)
- total: 2,223 milhões (+542.000 no 1º trimestre)
Entre outubro de 2020 e setembro de 2021, a China instalou, em média, cerca de 36.500 novos pontos de carregamento público por mês. São números enormes, mas vale lembrar que cerca de 2 milhões de veículos de passageiros eletrificados (elétricos e híbridos plug-in) foram vendidos nos primeiros nove meses, e no fechamento do ano as vendas devem ultrapassar 3 milhões de unidades.
Um fato interessante é que entre os pontos acessíveis ao público, há uma proporção muito alta de pontos de carregamento DC:
- DC: 428.000
- AC: 616.000
Outra estatística interessante é o número de 69.400 estações de carregamento (locais de recarga), o que indica que, em média, há 32 pontos por uma estação (assumindo 2,2 milhões no total).
Nove operadores tinham pelo menos 1.000 estações - incluindo:
- TELD - 16.232
- State Grid - 16.036
- Carga estelar - 8.348
Como referência, o número de estações de troca de bateria (também as maiores do mundo) foi de 890, incluindo:
- NIO - 417
- Aulton - 366
- Hangzhou First Technology - 107
Isso nos dá uma prévia da situação da infraestrutura na China. Sem dúvida, a Europa fica para trás, e os EUA ainda mais. Por outro lado, devemos lembrar que, na China, a infraestrutura de recarga é uma necessidade, devido à baixa proporção de residências individuais e vagas de estacionamento privado.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Guia de Etiqueta para Carregamento de Carros Elétricos
Volvo Atualiza XC40, C40, XC60 e XC90 com Android Auto
Zeekr apresenta estratégia global para rede de recarga de carros elétricos
Tesla enfrenta boicote de empresas e clientes por ações de Elon Musk
EUA: boom secreto de produção de baterias para carros elétricos
BYD Han e Tang revelados com nova versão elétrica de 1.100 cv na China
Detroit está transformando seus postes em carregadores para elétricos