A JAC Motors, marca com a maior linha de veículos elétricos do Brasil, apresentou nesta semana a JAC iEV 750 Vip, primeira van elétrica de passageiros do país. O modelo é baseado na variante para transporte de cargas e começa a ser entregue aos clientes no início de 2022.
De acordo com Sérgio Habib, presidente do Grupo SHC, que representa a JAC no Brasil, a van elétrica terá como foco clientes comerciais que utilizarão o veículo principalmente em deslocamentos curtos, como dentro de aeroportos e também empresas para o transporte de colaboradores em pontos pré-determinados.
Ainda de acordo com a JAC, o lançamento da versão de passageiros foi uma demanda dos clientes, o que levou a empresa a contratar a Alpha6, empresa sediada no interior de São Paulo especializada na adaptação desse tipo de veículo.
As alterações impostas pela Alpha6 na van original para carga incluem 13 bancos individuais (três fileiras de três poltronas e a última com quatro), todos reclináveis. A van também ganhou revestimento nos pisos, nas laterais e no teto, com instalação de isolamento acústico e térmico.
Entre as vantagens da van elétrica, a JAC destaca o baixo custo operacional do iEV 750 "O modelo dispende um valor seis menor que as rivais nas despesas de manutenção, todas com o mesmo porte movidas a diesel no país".
O custo rodado por quilômetro também é bastante inferior a um equivalente a diesel. O investimento inicial é mais alto, mas pode ser recuperado entre 3 e 5 anos, a depender da quilometragem rodada pela empresa, além das óbvias vantagens ecológicas de um veículo zero emissão e o que isso pode agregar à empresa em termos de responsabilidade social e ambiental.
Com capacidade para 1,5 tonelada de carga e um visual que é facilmente comparável à Mercedes-Sprinter, a JAC iEV 750 Vip está equipada com um motor elétrico de 163 cv de potência e expressivos 76,4 kgfm de torque máximo. A bateria tem 92 kWh de capacidade e fornece 235 km de autonomia com uma carga no uso regular.
Em um primeiro contato, a van elétrica se mostrou com uma rodagem firme e controlada, favorecida pela boa distribuição de peso por conta das baterias, sem solavancos ou balanço excessivo. Como era de esperar em um veículo elétrico, o silêncio a bordo impera e o desempenho é bastante convincente.
Vendida por R$ 419.900, acrescido de R$ 60.000 da transformação, a JAC iEV750 Vip já pode ser encomendada em toda a rede autorizada JAC Motors. "O prazo de entrega comercial será de 60 dias, mas estimamos encurtar esse prazo", prevê Leandro Zillig, sócio-fundador da Alpha6.
O segmento de vans elétricas irá se expandir no Brasil em 2022 com a chegada de modelos como o Peugeot e-Expert (já confirmado) e provavelmente o Citroën e-Jumpy, entre outros cotados para o nosso mercado - o segmento comercial deve acelerar a eletrificação mais rápido que o de carros de passageiros.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
JAC inaugura centro de reparo de baterias para carros elétricos no Brasil
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
JAC Hunter EV: nova picape elétrica será lançada no Brasil no final de 2024
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Flagra JAC T9 EV: picape elétrica aparece "limpa" antes da estreia no Brasil
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
JAC EJS-3 já é vendido no Uruguai; rival do Dolphin também virá ao Brasil