Ampliando a linha de veículos elétricos comerciais no Brasil, a JAC Motors anunciou recentemente o lançamento do JAC iEV750V. O furgão elétrico de grande porte chega ao país em julho com preço de R$ 386.990

Trata-se da primeira van de grande porte totalmente elétrica à venda no país e em termos de porte e capacidade poderá ser um concorrente para modelos já estabelecidos como o Peugeot Boxer, Citroën Jumper e Fiat Ducato. Destinado principalmente ao segmento de entregas urbanas, o JAC iEV750V possui um compartimento de cargas com volume de 12,3 m³ e capacidade de 1,54 tonelada.

Galeria: JAC IEV750V

O trem de força é composto por um motor elétrico com 163 cv de potência e 76,5 kgfm de torque. A bateria de 92 kWh promete autonomia de 235 km, que pode chegar a 280 km com o modo ECO ativado - uma função que otimiza a recuperação de energia durante as frenagens e desacelerações. 

"As grandes companhias, sejam brasileiras ou multinacionais, estão sendo cobradas por acionistas, clientes e, em alguns países, também pelas autoridades quanto à emissão de CO2 na cadeia produtiva. Isso é um fenômeno mundial. E a adoção do veículo 100% elétrico cai como uma luva para resolver essa questão. Uma van movida a diesel que rode, hoje, 40.000 km por ano, emite cerca de 20 toneladas de CO2 no período. São 200 toneladas para cada veículo num prazo de dez anos', analisa Sergio Habib, presidente do Grupo SHC e da JAC Motors Brasil. 

Baixo custo de manutenção

Apesar do custo de aquisição mais elevado em comparação aos veículos similares a diesel, a JAC destaca o baixo custo de manutenção do iEV750V. A marca calcula que uma carga de 92 kWh custa em média R$ 55,00 (R$ 0,60 kWh) no estado de São Paulo. 

Considerando a autonomia de 280 km, o custo por quilômetro rodado seria de R$ 0,20, contra R$ 0,64 de um modelo similar movido a diesel que tenha consumo médio de 7 km/l. 

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