Você sabia que a Honda já tem um protótipo de veículo totalmente elétrico e autônomo? É chamado de Autonomous Work Vehicle (AWV), Veículo de Trabalho Autônomo Honda e recentemente completou uma série de testes de campo.
Vários protótipos de segunda geração do Honda AWV elétrico foram submetidos a um teste de campo de um mês em um canteiro de obras da Black & Veatch no Novo México, realizando uma série de funções. O que incluía atividades de reboque, bem como transporte de materiais de construção, água e outros suprimentos para destinos pré-definidos dentro do projeto de construção de energia solar em larga escala.
De acordo com a Honda, o teste de campo foi o primeiro a implementar várias unidades do veículo trabalhando de forma colaborativa para dar suporte ao setor de construção.
O AWV é um veículo de trabalho com tração integral que combina a plataforma off-road robusta e durável da Honda lado a lado com tecnologia autônoma avançada, incluindo sensores como GPS para localização, radar e Lidar para detecção de obstáculos e câmeras estereoscópicas (3D) para monitoramento remoto. O veículo também pode ser operado por controle remoto.
"Com nosso parceiro de teste, Black & Veatch, a Honda foi capaz de demonstrar o desempenho do nosso protótipo robusto de veículo de trabalho autônomo totalmente elétrico em um ambiente de construção em larga escala. Acreditamos que o Honda AWV tem potencial para trazer maior eficiência, maiores níveis de segurança e melhor desempenho ambiental para a indústria da construção e para outras indústrias que buscam uma solução off-road autônoma."
Kenton Williams, líder de projeto dos EUA para o Honda AWV
O local de construção de energia solar de aproximadamente 4 km2 provou ser ideal para testar as capacidades do AWV, especialmente sua capacidade de parar em pontos precisos ao longo de uma rota pré-definida. Graças a um mapa de alta definição do local produzido pela Honda, os operadores da Black & Veatch foram capazes de definir com precisão pontos de partida e paradas para vários Honda AWVs usando uma interface de aplicativo baseada em nuvem que funciona em tablets e PCs.
Os veículos realizaram as tarefas de transporte atribuídas e mostraram-se capazes de parar dentro de centímetros dos pontos pré-definidos. O teste também demonstrou a viabilidade do sistema de baterias da AWV enquanto operava até oito horas em um ambiente de alta temperatura.
O veículo transportava cargas de quase 408 kg, e em uma caixa de uso separada puxava um reboque transportando mais de 725 kg. A Honda ainda não anunciou planos de comercialização para seu AWV, mas continuará desenvolvendo a plataforma através de testes de campo.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Honda: conhecemos a nova plataforma de carros elétricos da marca
"Ele não sabe fazer uma bateria": diretor da CATL critica Elon Musk
BMW, Ford e Honda: joint venture e software para otimizar as recargas
BYD ampliará investimentos para acelerar construção de fábrica na Bahia
Honda diz que não se pode "forçar" os clientes a comprarem carros elétricos
Electric Days: BorgWarner planeja produzir carregadores rápidos no Brasil
BYD ultrapassa Honda e Nissan em vendas, assumindo a 7ª posição global