A Honda anunciou nesta segunda (20) que seu totalmente novo SUV elétrico Prologue chegará ao mercado no início de 2024 com uma meta inicial de vendas de 70.000 unidades por ano. 

Será o primeiro veículo elétrico a bateria da fabricante japonesa desenvolvido no âmbito da nova parceria com a GM. No lançamento, o Honda Prologue estará disponível apenas nos maiores mercados de veículos elétricos dos Estados Unidos (incluindo Califórnia,Texas e Flórida) e, em seguida, será vendido em todo o país.

"A abordagem inicial da Honda para a venda do Prologue será regional, com foco na Califórnia e nos estados 'ZEV', incluindo os estados 'amigos dos veículos elétricos' com cinturões solares Texas e Flórida. A Honda prevê que essas regiões representarão a maior parte das vendas no início do lançamento devido ao aumento aceitação do cliente e requisitos regulatórios. Conforme a infraestrutura de elétricos se expanda e o interesse cresça em todo o país, a empresa expandirá rapidamente os esforços de vendas e marketing para outras áreas."

Galeria: Honda SUV e:concept

Vale lembrar que a Honda pretende migrar seu portfólio para 100% de veículos com emissão zero (elétricos e a células de combustível) até 2040. O primeiro passo na América do Norte será o lançamento de dois SUVs totalmente elétricos baseados na arquitetura GM Ultium - um da Honda e um da marca Acura:

  • Honda Prologue (SUV totalmente novo) no início de 2024: "altamente competitivo com a funcionalidade esperada pelos clientes Honda"
  • Acura SUV no ano civil de 2024

"Ambos irão utilizar a plataforma elétrica global altamente flexível alimentada por baterias Ultium com base na parceria estratégica da empresa com a General Motors."

GM - CES 2021

Uma meta de vendas inicial relativamente alta é possível graças ao uso da plataforma Ultium da General Motors, que em 2024 já deve estar em uso em vários modelos da GM no mercado com uma boa escala de produção.

Acreditamos que o Honda Prologue possa ser produzido pela GM no Complexo de Manufatura Ramos Arizpe da GM no México, enquanto o equivalente da Acura pode ser feito no Complexo Spring Hill da GM, Tennessee, ao lado do Cadillac Lyriq.

Na segunda metade da década de 2020 a Honda pretende criar sua própria solução - "uma nova arquitetura elétrica, com desenvolvimento liderado pela Honda". Será uma nova plataforma para carros totalmente elétricos que permitirá à empresa expandir suas vendas de veículos com emissão zero para 500.000 por ano até 2030.

Os veículos elétricos baseados na futura e:Architecture serão produzidos nas fábricas da Honda na América do Norte.

"Após o lançamento em 2024 do Honda Prologue, co-desenvolvido com a GM e baseado na plataforma Ultium, a Honda irá apresentar uma série de veículos eletrificados na segunda metade da década com base na e:Architecture desenvolvida pela Honda e produção de veículos elétricos tendo início em fábricas da Honda na América do Norte."

Dave Gardner, vice-presidente executivo de Operações Nacionais da American Honda Motor Co., Inc. disse:

"O lançamento do nosso primeiro veículo elétrico de volume em 2024 é o início de uma nova direção empolgante para a Honda. Estamos trabalhando com nossos revendedores para planejar a transição das vendas de veículos movidos principalmente a gasolina para a venda de veículos 100% elétricos até 2040."

Siga o InsideEVs Brasil no Twitter

Siga o InsideEVs Brasil no Facebook

Siga o InsideEVs Brasil no Instagram