A Honda divulgou mais detalhes sobre sua estratégia de eletrificação para a China, dando uma prévia dos cinco novos veículos elétricos que planeja lançar no país.

Dois deles estarão em produção em breve por meio das duas joint ventures da Honda na China: o e:NS1 (produzido pela Dongfeng Honda) e o e:NP1 (GAC Honda). Se eles parecem familiares, é porque eles são baseados no novo Honda HR-V 2022, pelo menos no que se refere ao visual.

Galeria: Honda e:N Series

A Honda não revelou muitos detalhes sobre esses modelos (retratados aqui como carros conceito), mas disse que ambos estarão à venda no primeiro trimestre de 2022 na China, oferecendo "condução esportiva e emocionante exclusiva da Honda". Ambos os modelos fazem parte da nova série de veículos elétricos e:N da Honda, da qual a montadora japonesa planeja introduzir 10 modelos nos próximos cinco anos e exportá-los globalmente.

A marca japonesa está antecipando três desses futuros modelos da série E:N em forma de carros conceito: o e:N Coupe, e:N SUV e e:N GT, que parecem vislumbrar um cupê de duas portas, um SUV e um GT de quatro portas. Uma vez que a montadora planeja iniciar as vendas desses novos modelos nos próximos cinco anos, eles obviamente sofrerão mudanças de estilo em comparação com esses estudos.

Honda e:N Series EV Concepts e:NP1

No entanto, esses estudos de design devem oferecer uma boa ideia do que esperar, ou seja, uma identidade comum de design e:N "que permite que as pessoas sintam o futuro à primeira vista e toque desses veículos." Os destaques incluem as proporções, extremidades com vincos, bem como os layouts frontais e assinaturas de luzes compartilhadas.

A Honda não compartilhou muitos detalhes sobre a próxima família de veículos elétricos, mas disse que eles serão construídos sobre a arquitetura e:N desenvolvida exclusivamente para esta série. Esta plataforma elétrica dedicada permitirá "uma experiência de condução esportiva e emocionante ".

Honda e:N Series EV Concepts Cropped Lead

Também aprendemos que a série e:N contará com o e:N OS, um sistema integrado composto pelos pacotes Honda Sensing, Honda Connect e um Cockpit Digital inteligente, para criar um "espaço seguro e agradável" para a mobilidade de seus clientes.

Os modelos da Série e:N da Honda serão construídos em novas fábricas dedicadas a veículos elétricos que serão construídas tanto pela GAC Honda quanto pela Dongfeng Honda, com o objetivo de iniciar a produção em 2024.

Além do desenvolvimento do produto, a Honda também se concentrará nas vendas e produção, incluindo garantir uma oferta estável de baterias. A empresa lançará concessionárias dedicadas e:N nas principais cidades da China e acelerará a colaboração com seu parceiro de aliança estratégica, a CATL, para fortalecer ainda mais seu sistema de fornecimento de baterias.

Na conferência de imprensa virtual que você pode assistir no vídeo acima, a Honda também se comprometeu a lançar apenas modelos eletrificados na China a partir de 2030 (híbridos e veículos elétricos a bateria).