A startup norte-americana Fisker revelou a versão de produção do SUV elétrico Fisker Ocean no primeiro dia de imprensa do Salão de Los Angeles 2021.
O veículo exposto em Los Angeles é definido como "design com intenção de produção", uma prévia do Fisker Ocean que será produzido a partir de 17 de novembro de 2022 na fábrica neutra em carbono da Magna-Steyr em Graz, Áustria - o design é praticamente o mesmo visto no conceito apresentado há algum tempo.
A Fisker oferecerá o Ocean em três níveis de acabamento: FWD Sport de motor único, com preço de US$ 37.499 antes de créditos fiscais federais e estaduais (US$ 29.999 / R$ 167.800) após créditos), AWD Ultra de motor duplo (US$ 49.999) e AWD Extreme (US$ 68.999). Haverá também uma edição de lançamento do Fisker Ocean One, também com preço de US$ 68.999 / R$ 386;100, que será produzida em um lote de 5.000 unidades.
Curiosamente, a Fisker oferecerá duas químicas de células de bateria para o Ocean. O modelo de base usará uma química de células de bateria de íon-lítio (LFP) em um pacote touring range fornecido pela CATL. Este modelo terá um alcance estimado de 402 km pela agência norte-americana EPA.
Já as variantes Ultra e Extreme usarão uma bateria Hyper Range com uma química de células de cobalto de níquel-manganês, também da CATL. As faixas da EPA para os modelos de tração integral com dois motores Fisker Ocean Ultra e Fisker Ocean Extreme são estimadas em 547 km e 563 km, respectivamente. Independentemente da bateria, todos os modelos contarão com inversores de carboneto de silício.
Quanto ao desempenho, o Ocean Sport terá uma potência máxima de 278 cavalos e fará de 0 a 96 km/h em 6,9 segundos. O Ocean Ultra de 540 cv cumprirá a mesma tarefa em 3,9 segundos, enquanto o Ocean Extreme e o Ocean One oferecerão 550 cv e um tempo estimado de 0-96 km/h de 3,6 segundos.
Todos os modelos contarão com os modos de condução Earth e Fun, com variantes de tração integral adicionando o modo Hyper e os níveis de acabamento Extreme e One também recebendo o modo Off-Road. Além disso, o Fisker Ocean Ultra, Extreme e One também ganharão um sistema de vetorização de torque Smart Traction para maior desempenho e segurança.
As principais características do Fisker Ocean incluem a tela de informação e entretenimento rotativa de 17,1", o Modo Califórnia (disponível no Ultra, Extreme e One) para uma experiência de SUV quase conversível, e o teto SolarSky (disponível nos níveis de acabamento Extreme e One). Este último promete adicionar até 3.218 km de alcance por ano em condições ideais e 2.414 km sob o céu ensolarado típico de regiões como a Califórnia.
O SUV totalmente elétrico também oferecerá o Fisker Intelligent Pilot, o sistema avançado de assistência ao motorista avançado da empresa, usando sensores eletrônicos automatizados (radar, sensores ultrassônicos e câmeras) e software de processamento.
Os clientes norte-americanos poderão comprar o Fisker Ocean no final de 2022, e já podem fazer as reservas mediante um depósito de US$ 250. A empresa também oferecerá o Fisker Flexee Lease, semelhante a um modelo de assinatura. Com este programa, o Fisker Ocean Sport começa em US$ 379/mês (R$ 2.120) com uma taxa única de iniciação e ativação de US$ 2.999 (R$ 16.800).
Fonte: Fisker Inc
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Beirando a falência, Fisker convoca recall para todos Ocean
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Sem dinheiro em caixa, Fisker pede falência pela segunda vez
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Nissan desiste de tentar resgatar a startup Fisker da falência
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Fisker está se preparando para uma possível falência, revela jornal