Audi Q8 elétrico será o sucessor do e-tron e chegará em 2026
O CEO da marca, Duesmann, revelou a informação nesta semana a uma emissora europeia
A Audi quer construir o futuro Q8 e-tron elétrico na fábrica de Bruxelas a partir de 2026. Foi o que o CEO da marca, Markus Duesmann, disse à emissora RTL da Bélgica há alguns dias. Duesmann fez o anúncio em comemoração ao oitavo milionésimo Audi recentemente construído na fábrica.
A publicação alemã Automobilwoche já havia informado sobre os planos em junho. Na época, foi dito que uma decisão final seria tomada em novembro. Esta decisão aparentemente foi tomada agora, e Duesmann disse isso em inglês para a câmera RTL.
O Audi e-tron continua sendo construído na Bélgica. O SUV de 4,90 metros de comprimento deve receber um facelift em 2023 antes de sair de cena em 2026. O sucessor é o Q8 e-tron, que também está sendo construído na fábrica belga.
"Nossa planta em Forest é CO2- neutro. E quando entregamos um novo veículo, é com a perspectiva de "emissões zero". Com base nisso, o próximo carro produzido aqui será o Audi Q8 e-tron, o sucessor elétrico do atual e-tron. (O CEO da Audi, Markus Duesmann)
Com um comprimento de cinco metros, o Audi Q8 atual pertence à mesma categoria do e-tron em termos de porte e proposta, mas é baseado na plataforma de motor a combustão MLB e é oferecido apenas como um modelo a combustão ou híbrido plug-in.
O carro está no mercado desde 2018 e por conta disso também pode sofrer uma mudança de geração em 2026. Como a Audi quer lançar apenas carros totalmente elétricos a partir de 2026, uma mudança é uma oferta: O Q8 a combustão poderia sair de cena, sendo sucedido pelo Q8 e-tron.
De acordo com rumores da indústria, a base para o Q8 e-tron será a Plataforma Premium Electric (PPE), que sustentará o Macan e o 'primo' Q6 e-tron a partir do próximo ano e o A6 e-tron a partir de 2023. Ao contrário da plataforma SSP, que é reservada para marcas premium e foi desenvolvida pela Porsche e Audi.
Com a produção do Q8 e-tron na Bélgica, o futuro dos 3.000 funcionários da fábrica agora está garantido. A fábrica foi fundada em 1949, mas a partir dos anos 60 o VW Fusca e outros modelos VW foram construídos lá, de acordo com a Audi. A Audi assumiu a fábrica em 2007 e vem produzindo o e-tron junto com o e-tron Sportback desde o segundo semestre de 2018. Até agora, mais de 115.000 unidades dos dois modelos foram produzidos lá.
Fonte: RTL.be
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Audi Q8 e-tron começa a ser produzido em série com baterias Samsung
Tesla Model Y reestilizado começa a ser produzido em janeiro de 2025
Electric Tour: Banda viajou do Paraná ao Primavera Sound SP com Audi e-Tron
CATL lança sistema Choco de troca rápida de baterias para carros elétricos
Novo Audi Q8 e-tron estreia como o sucessor do e-Tron e com 600 km de alcance
Stellantis, Hyundai e Mercedes-Benz iniciam testes com bateria sólida
Tuk-Tuk elétrico com baterias recicladas da Audi está pronto para as ruas