O novo Audi Q5 e-tron será lançado em novembro. O SUV elétrico de seis ou sete lugares exclusivo para o mercado chinês será apresentado de forma oficial durante o Salão de Guangzhou, conforme antecipou o site local Autohome

Visto pela primeira vez na versão de produção em agosto, o novo Audi Q5 e-tron é derivado do conceito Audi Concept Shanghai, apresentado no início do ano no Salão de Xangai. Apesar do nome, o SUV não é uma versão elétrica do Audi Q5 a combustão e sim um modelo completamente novo baseado na plataforma eletrificada MEB e produzido pela SAIC-Audi. 

Galeria: Audi Q5 E-Tron 2022 (registro)

O Q5 e-tron com três fileiras de assentos mede 4.876 mm de comprimento e possui 2.965 mm de entre-eixos, o mesmo que o Volkswagen ID.6, lançado recentemente na China. A largura (1.860 mm) e a altura (1.675 mm) também são muito semelhantes ao do modelo VW. Por enquanto não há fotos do interior, mas o MIIT (Ministério da Indústria e Inovação) também revela vários estilos de rodas de liga leve e opções de pintura, faróis ligeiramente diferentes dependendo da versão e um acabamento em dois tons para as capas dos retrovisores.

Em termos de propulsão, haverá uma variante 35 e-tron correspondente ao Volkswagen ID.6 monomotor com tração traseira e um motor elétrico de 132 kW (180 cv), além de uma opção 40 e-tron de 150 kW (204 cv) com mais desempenho. Também está no radar uma variante de motor duplo e tração integral com pouco mais de 300 cavalos de potência. Os dados preliminares indicam autonomia de 560 km.

Vale destacar que este modelo é destinado ao mercado chinês, assim como o VW ID.6. Para a Europa e demais mercados ocidentais, a Audi está desenvolvendo um outro Q5 e-tron, que irá compartilhar plataforma com o futuro Porsche Macan elétrico e será lançado em 2022. 

Todos os detalhes sobre preços, versões e especificações do Audi Q5 e-tron chinês serão revelados durante o Salão de Guangzhou, que acontecerá entre os dias 19 e 28 de novembro na China.

Fonte: AutoHome