Há muitos funcionários daApple que vêm de algum fabricante de automóveis. Especialmente agora que a gigante da tecnologia voltou a trabalhar com tudo em seu futuro carro elétrico. Mas desta vez aconteceu o contrário, com um componente da 'maçã' deixando Cupertino em direção à Wolfsburg, na Alemanha.
Trata-se de Soonho Ahn, guru das baterias "roubado" anteriormente da Samsung, onde lidou com tecnologias para acumuladores de próxima geração, que nos últimos 3 anos dirigiu para a Apple o departamento de pesquisa e desenvolvimento no campo das baterias.
Sobre as funções reais de Ahn a Apple sempre manteve grande confidencialidade. Não se sabe exatamente se suas tarefas se limitaram apenas aos produtos eletrônicos típicos da empresa, de iPhones a MacBooks, ou se ele já trabalhou no setor automotivo.
O fato é que uma das empresas com maiores ambições em relação ao carro elétrico convenceu o engenheiro a deixar a Apple para ir para a Alemanha. Ahn chega à Volkswagen exatamente no mesmo papel que tinha na Apple: responsável pelo desenvolvimento da bateria. Poderia contribuir fundamentalmente no desenvolvimento do projeto Trinity.
A confirmação da troca de camisa vem do próprio perfil de Ahn no LinkedIn, onde afirma que desde novembro de 2021 ocupa o papel de "CTO Battery Division, Group Components" na Volkswagen.
A busca por figuras super qualificadas não é incomum. Elon Musk frequentemente reclama que empresas concorrentes como a Rivian ou Xpeng Motors estão sempre à procura de talentos crescidos na Tesla para conseguir habilidades e tecnologias.
Quanto à Apple, um dos casos mais sensacionais de ex-funcionários que embarcaram em novas aventuras diz respeito a Zeng Yuqun, conhecido pelo nome ocidentalizado de Robin Zeng. Ele trabalhou na resolução de uma série de problemas de bateria com a primeira geração de MacBook Airs, e então, uma vez que cumpriu a missão, 10 anos atrás voltou para a China, para fundar sua empresa própria.
Essa empresa se chama CATL, que agora é simplesmente a maior fabricante de baterias do mundo com uma participação de 32,5% do mercado global, permitindo que a Zeng atinja uma riqueza pessoal de cerca de 50 bilhões de euros.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Chery inaugura 1ª linha de produção de baterias sólidas em larga escala
Trump quer eliminar crédito fiscal para carros elétricos; Tesla apoia
Nova bateria de sódio para carros elétricos funciona a -40 graus
Zeekr 7x: versão internacional do SUV elétrico é flagrada sem camuflagens
EUA: boom secreto de produção de baterias para carros elétricos
Teste BYD Yuan Pro: honesto como SUV elétrico urbano, mas há ressalvas
JAC inaugura centro de reparo de baterias para carros elétricos no Brasil