A BYD anunciou de forma oficial o lançamento do BYD Tan no Brasil. O SUV elétrico de 7 lugares, que dará início a ofensiva de veículos elétricos da marca chinesa no país, já está disponível para pré-venda e terá início de entregas no primeiro semestre de 2022. 

Comercializado na China e também na Noruega, o BYD Tan é mais um modelo que se vale da experiência da BYD com veículos elétricos de diversos segmentos - a marca chinesa já produziu mais de 1 milhão de veículos zero emissão no mundo inteiro.

BYD Tan - movimento (3)
BYD Tan - movimento (4)
BYD Tan - interior (1)

Equipado com uma bateria de 86,4 kWh (Blade), o BYD Tan pode ser recarregado de 30% a 80% em 30 minutos em uma estação de recarga rápida de 110 kW - a autonomia combinada é de 437 km segundo o INMETRO - 395 km na estrada e 472 km no uso exclusivamente urbano. 

O trem de força com tração nas quatro rodas conta com dois motores elétricos, um em cada eixo (245 cv na dianteira e 272 cv na traseira), entregando potência combinada de 517 cv e torque máximo de 69,4 kgfm. Um conjunto suficiente para que o SUV elétrico acelere de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos e atinja a velocidade máxima de 186 km/h, segundo dados do fabricante. 

O BYD Tan foi projetado de acordo com a linguagem de design mais recente da marca. Em termos de estilo, a equipe internacional de design da BYD, liderada pelo renomado designer Wolfgang Egger, ex-head de design da Audi, procurou combinar o design europeu com a herança oriental, o que garantiu um design agressivo e imponente ao SUV. 

BYD Tan - estática (1)

O SUV elétrico adota o padrão Dragon Face, assim como os modelos elétricos mais recentes da BYD e conta com faróis full LED e lanternas com efeito 3D também em LEDs, grade frontal formada por uma série de lâminas cromadas, perfil com linha de cintura elevada, terceira coluna em vidro, teto 'flutuante' com uma leve caída na traseira e as grandes rodas de liga leve aro 22".

Primeiro SUV elétrico com 7 lugares no mercado nacional, o BYD Tan mede 4.87 metros de comprimento, 1,95 metro de largura e 1,72 metro de altura. A distância entre-eixos é de bons 2,82 metros, o que proporciona amplo espaço interno.

Na cabine, a arquitetura aposta na ausência de botões e com isto, a maior parte das funções, incluindo o sistema de navegação e o ar-condicionado, concentram-se na tela do sistema multimídia, que conta com uma enorme tela de 15,6" de efeito flutuante e que pode ser posicionada tanto na horizontal quanto na vertical.

BYD Tan - interior (4)

A lista de equipamentos é bem recheada e conta com teto de vidro panorâmico, quadro de instrumentos digital configurável de 12,3", bancos em couro sintético, painel soft-touch, volante multifuncional com ajuste elétrico de profundidade e altura e aquecimento e bancos elétricos dianteiros com sistema de aquecimento e ventilação.

Ar-condicionado dual zone com sistema de purificação e ionizador, carregamento sem fio (Wireless) para celulares e iluminação interna nas portas e painel por LED com 30 opções de configuração de cores também estão no pacote. 

O porta-malas tem capacidade para 235 litros quando o SUV elétrico configurado para 7 ocupantes. Com o banco rebatido e 5 ocupantes no veículo a capacidade sobe para 940 litros, podendo ir a 1.650 litros com as duas fileiras de bancos rebatidas - o porta-malas é elétrico, com sensor de movimento dos pés.

O BYD Tan conta com a tecnologia NFC para abertura e fechamento das portas e partida. Também estão presentes 6 airbags, câmera de 360 graus, sensor de pressão dos pneus, assistente de saída em rampas, alerta de tráfego cruzado (RCTA), controle de cruzeiro adaptativo, reconhecimento de sinais de trânsito, sistema de permanência em faixa e frenagem automática de emergência - os freios são Brembo com pinças flutuantes, seis pistões e discos ventilados e perfurados na dianteira e traseira.

Posicionamento

Na apresentação, a BYD informou que o BYD Tan concorrerá com os principais SUVs premium eletrificados disponíveis no mercado como o Audi e-tron, Mercedes EQC 400, Jaguar I-Pace, Volvo XC40 elétrico e Porsche Cayenne híbrido. 

Segundo a marca, o BYD Tan EV começará a ser comercializado no Brasil a partir do primeiro semestre de 2022. A marca anuncia que está preparando uma rede de concessionárias com 35 pontos de venda espalhados pelas cinco regiões da Brasil até o final de 2022. 

Disponível em cinco cores: azul, branca, vermelha, cinza e preta. O BYD Tan já pode ser pré-reservado no site https://www.bydtan.com.br/ e conta com garantia de cinco anos para o veículo e de oito anos para as baterias. 

O preço será divulgado em breve, mas de acordo com o que apuramos ficará entre R$ 400.000 e R$ 500.000. Continue acompanhando o site para mais informações e as primeiras impressões ao dirigir em breve aqui no InsideEVs/Motor1.

*Com Leonardo Fortunatti