O conselho da Mercedes deu sinal verde ao ambicioso plano de investimento que a fabricante alemã desenvolveu para o período de cinco anos 2022-2026, a fim de se tornar uma marca exclusivamente elétrica. E não é apenas isso: a Mercedes estabeleceu o objetivo de se tornar uma empresa "livre de emissões" e "orientada por software".
Por essa razão, aprovou a alocação de mais de 60 bilhões de euros que serão utilizados para intensificar as atividades de pesquisa e desenvolvimento, a fim de ampliar a gama de modelos de emissão zero e acelerar a pesquisa tecnológica nos campos da digitalização e da condução autônoma.
Ola Kaellenius, CEO da Daimler e da Mercedes-Benz, comentou sobre o sinal verde para o plano: "Nosso objetivo é alcançar a liderança tecnológica no segmento automotivo de luxo e na área de vans premium, mantendo-se fiel às nossas ambiciosas metas de margem operacional".
De acordo com o número um da marca premium, a Mercedes-Benz tem todas as credenciais para o sucesso:
"Adicione o fato de que queremos projetar carros bonitos e desejáveis, e entender por que queremos crescer de forma lucrativa, criando valor sustentável para nossos clientes, funcionários, acionistas e parceiros."
No entanto, ao mesmo tempo, a empresa reiterou a necessidade de manter uma alta rentabilidade e confirmou que reduzirá os custos gerais de pesquisa e desenvolvimento em 20% de 2019 a 2025. Para conciliar esses cortes com os objetivos estabelecidos, definirá áreas prioritárias para inovar, que serão principalmente aquelas relacionadas à eletrificação. O objetivo, na verdade, é vender exclusivamente carros movidos a bateria em todos os mercados onde for possível até 2030.
Operacionalmente, contará com plataformas padronizadas e baterias e arquiteturas escaláveis. Além disso, continuará a pressão para reduzir os custos das baterias. Nesse sentido, vale destacar, por exemplo, a recente entrada de 33% na ACC junto com a Stellantis e também o investimento, sempre junto com o grupo ítalo-francês, na Fatoral, para baterias de estado sólido.
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