Quem imaginaria que o Dacia Spring, versão elétrica do Renault Kwid produzida na China, receberia uma classificação de segurança mais alta que a do veterano Renault Zoe fabricado na Europa. Ambos os carros elétricos foram recentemente testados pelo Euro NCAP e o Dacia recebeu somente 1 estrela, enquanto o Renault 'zerou' na avaliação.
De fato, o órgão europeu tem tornado os critérios cada vez mais rigorosos e a classificação de apenas uma estrela é um resultado ruim, mas não receber nenhuma é ainda pior - o Zoe é um dos três únicos carros a não receber nenhuma estrela, depois do Fiat Punto em 2017 e do Fiat Panda em 2018. O que surpreende nisso tudo é que a Renault era líder de segurança no início dos anos 2000.
Mas por que eles classificaram o Zoe tão mal? Bem, a proteção do peito do motorista foi classificada como fraca no impacto frontal, e no teste de impacto do poste lateral, a cabeça do motorista realmente entrou em contato com o poste. Também não há airbag entre os assentos dianteiros, como muitos veículos novos têm, oferece pouca proteção contra o efeito chicote e não tem frenagem multi-colisão para evitar impactos secundários.
Ler a descrição do Euro NCAP de como o Dacia Spring se saiu nos mesmos testes não torna as coisas melhores. O modelo Dacia ofereceu pouca proteção para as pernas dos bonecos, o painel apresentava risco de lesão, embora seus encostos de cabeça dianteiros oferecessem melhor proteção contra o efeito chicote do que os do Zoe; os bancos traseiros são tão ineficazes quanto os do Renault.
O Dacia Spring também foi penalizado porque após o teste, o órgão considerou difícil abrir a porta do motorista. No entanto, ele conseguiu mais pontos por conta do sistema eCall, que fez falta no Zoe; ele liga automaticamente para os serviços de emergência ao detectar um acidente.
Vendido no Brasil por preços entre R$ 204.990 e R$ 229.900, o Renault Zoe ainda é um dos carros elétricos mais acessíveis em nosso mercado. Já o Dacia Spring, que será lançado por aqui como Renault Kwid elétrico em 2022, promete ser o carro elétrico mais barato à venda no país. Os preços ainda não foram revelados, mas apostamos em algo entre R$ 130.000 e R$ 140.000.
Fonte: Euro NCAP
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Renault Zoe sai de linha no Brasil junto com a chegada do Megane E-Tech
EUA superam Europa nas vendas de carros elétricos pela primeira vez
Renault Zoe terá produção encerrada em março de 2024
Como a ofensiva de produtos da BYD a levou ao topo de setor automotivo
Renault Zoe sairá de linha com a chegada da nova família de carros elétricos
Brasil quer 33% dos veículos elétricos com baterias locais até 2033
Renault Zoe: como é viajar de São Paulo ao Paraná com um carro elétrico?