page ad skin

Renault Kwid elétrico supera Zoe no teste de colisão do Euro NCAP

Produzido na China, o Dacia Spring conseguiu um resultado melhor que o 'parente' europeu na avaliação do órgão

Dacia Spring (Kwid elétrico) - Euro NCAP

Quem imaginaria que o Dacia Spring, versão elétrica do Renault Kwid produzida na China, receberia uma classificação de segurança mais alta que a do veterano Renault Zoe fabricado na Europa. Ambos os carros elétricos foram recentemente testados pelo Euro NCAP e o Dacia recebeu somente 1 estrela, enquanto o Renault 'zerou' na avaliação.

De fato, o órgão europeu tem tornado os critérios cada vez mais rigorosos e a classificação de apenas uma estrela é um resultado ruim, mas não receber nenhuma é ainda pior - o Zoe é um dos três únicos carros a não receber nenhuma estrela, depois do Fiat Punto em 2017 e do Fiat Panda em 2018. O que surpreende nisso tudo é que a Renault era líder de segurança no início dos anos 2000.

Dacia Spring (Kwid elétrico) - Euro NCAP
Dacia Spring (Kwid elétrico) - Euro NCAP
Dacia Spring (Kwid elétrico) - Euro NCAP

Mas por que eles classificaram o Zoe tão mal? Bem, a proteção do peito do motorista foi classificada como fraca no impacto frontal, e no teste de impacto do poste lateral, a cabeça do motorista realmente entrou em contato com o poste. Também não há airbag entre os assentos dianteiros, como muitos veículos novos têm, oferece pouca proteção contra o efeito chicote e não tem frenagem multi-colisão para evitar impactos secundários.

euro ncap renault kwid eletrico - dacia spring

Ler a descrição do Euro NCAP de como o Dacia Spring se saiu nos mesmos testes não torna as coisas melhores. O modelo Dacia ofereceu pouca proteção para as pernas dos bonecos, o painel apresentava risco de lesão, embora seus encostos de cabeça dianteiros oferecessem melhor proteção contra o efeito chicote do que os do Zoe; os bancos traseiros são tão ineficazes quanto os do Renault.

Renault Zoe no teste de colisão Euro NCAP
Renault Zoe no teste de colisão Euro NCAP
Renault Zoe no teste de colisão Euro NCAP

O Dacia Spring também foi penalizado porque após o teste, o órgão considerou difícil abrir a porta do motorista. No entanto, ele conseguiu mais pontos por conta do sistema eCall, que fez falta no Zoe; ele liga automaticamente para os serviços de emergência ao detectar um acidente.

renault zoe ncap

Vendido no Brasil por preços entre R$ 204.990 e R$ 229.900, o Renault Zoe ainda é um dos carros elétricos mais acessíveis em nosso mercado. Já o Dacia Spring, que será lançado por aqui como Renault Kwid elétrico em 2022, promete ser o carro elétrico mais barato à venda no país. Os preços ainda não foram revelados, mas apostamos em algo entre R$ 130.000 e R$ 140.000. 

Fonte: Euro NCAP