Produto de uma primeira etapa do processo de eletrificação, o Renault Zoe caminha para o seu fim. A produção em Flins (França) será encerrada em março de 2024, como revelado pelo sindicato Force Ouvrière e confirmado pela fabricante. O hatch alcançou a marca de 420 mil unidades produzidas ao longo de 12 anos e não ganhará uma nova geração, sendo substituído pelo Renault 5 – embora seja feito em outra fábrica, em Douai (França).

Segundo o Force Ouvrière, o fim do Renault Zoe foi confirmado por um documento interno distribuído na fábrica em Flins, indicando o encerramento da produção em 30 de março de 2024. A informação foi obtida pelo canal francês BMF TV. Pouco depois, a publicação entrou em contato com a Renault, que confirmou a informação e disse que não planeja fazer nenhuma demissão na fábrica.

O próprio sindicato já esperava o fim da produção do hatch elétrico. A Renault pretende transformar o complexo em um local 100% dedicado para recondicionar veículos usados até 2024, no que a empresa chamada de ReFactory. Inicialmente, irá trabalhar com serviços como reparo da carroceria, mesmo em casos em que o veículo sofreu danos mais extensos, mas tem planos até de oferecer uma conversão de veículos a combustão para motorizações mais ecológicas. Fará também o reparo das baterias, que terão uma segunda vida em navios.

O Zoe não terá um sucessor de fato, mas não significa que a Renault deixará este segmento. A fabricante está trabalhando no Renault 5, adiantado por um conceito em 2021 e que começa a ser mostrado em sua forma definitiva antes da estreia marcada para este ano. Será bem mais eficiente, feito com a plataforma CMF-B EV, custando 30% menos para produzir e com diversas melhorias para que seja mais eficiente. Tanto é que a Renault espera que tenha uma autonomia por volta de 400 km.

Renault 5 carro eletrico prototipo

O Renault 5 em sua versão final, ainda camuflado

Atualmente, o Renault Zoe ainda é vendido no Brasil, em versão única, por R$ 239.990. Na prática, pode não ser bem assim. O hatch elétrico nem sequer consta no ranking de emplacamentos da Fenabrave e a loja online da marca lista o carro como “sob encomenda”. Com o fim da produção tão próximo, não seria estranho ver o carro sumir do configurador oficial já nos próximos meses.

Isto não significa que a Renault terá somente o Kwid E-Tech na sua linha de carros elétricos. A fabricante prepara o lançamento do novo Megane E-Tech no país ainda este ano, que inclusive ganhou uma seção no site oficial e foi mostrado durante o evento Electric Days Brasil. Porém, não será um substituto do Zoe, pois deve custar algo em torno de R$ 300 mil.


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