page ad skin

Ônibus elétrico articulado BYD é aprovado para rodar em São Paulo

Modelo testado nas ruas de São Paulo tem 22 metros de comprimento e capacidade para atender 170 passageiros

BYD onibus eletrico articulado

A BYD disponibilizou o primeiro ônibus elétrico articulado do Brasil para ser avaliado pela SPTrans, gerenciadora de transportes da cidade de São Paulo. O veículo foi submetido aos itens e normas previstos nos Manuais de Padrões Técnicos de Veículos elaborados e teve os requisitos aprovados.

O ônibus elétrico modelo D11B, com chassi fabricado em Campinas (SP), já passou pelos requisitos de frenagem, tempo de carga do sistema pneumático, aceleração e outros pontos que dizem respeito ao desempenho.

VLP onibus eletrico articulado BYD  (4)
VLP onibus eletrico articulado BYD  (1)
VLP onibus eletrico articulado BYD  (2)

Entre os diferenciais, o modelo BYD D11B possui baterias de fosfato ferro lítio (LifePO4), fabricadas na planta de Manaus, com autonomia para rodar até 250 quilômetros com uma carga completa. O tempo de recarga média é de até 3 horas (de 0% a 100%).

Os ônibus articulados elétricos foram desenvolvidos pela engenharia da BYD no Brasil e já estão entrando em funcionamento em corredor exclusivo na cidade de São José dos Campos, no interior de São Paulo. O modelo testado nas ruas de São Paulo tem 22 metros de comprimento e capacidade para atender 170 passageiros.

"O ônibus superarticulado da BYD passou por vários pontos da cidade de São Paulo, sendo testado em ruas com padrões de aclive exigidos pela SPTRANS. Um grande passo para atender a cidade de São Paulo, onde a BYD já tem 18 ônibus elétricos no modelo padron circulando na região sul. A BYD é pioneira no Brasil na entrega de ônibus elétricos e estamos prontos agora para atender o mercado com o modelo articulado seguindo os padrões de segurança, conforto e sustentabilidade", afirma Marcello Von Schneider, Diretor Institucional e Head da divisão de ônibus da BYD Brasil.

Um ônibus elétrico articulado reduz a emissão em mais de 184 toneladas de gás carbônico na atmosfera, o equivalente ao plantio de 1.311 árvores por ano, sendo que um ônibus a diesel comum consome 90 litros de diesel em um dia de operação.

Presente no Brasil desde 2012, a BYD também destaca como vantagem competitiva a montagem própria das baterias para os ônibus elétricos. A produção de baterias de fosfato ferro-lítio-ferro (LiFePO4), usada nos ônibus articulados, é totalmente feita na planta da BYD em Manaus.

Vantagens ambientais dos veículos elétricos

  • Os ônibus articulados 100% elétricos são grandes aliados na redução de poluentes locais e de gases que causam efeito estufa, além de baixa emissão de ruídos.
  • Cada ônibus elétrico padron em circulação representa em média o plantio de 750 árvores por ano.
  • O ônibus BYD usam bateria de ferro-lítio. Na aplicação veicular dura 15 anos e não possui metais pesados na composição.
  • O custo médio para abastecer baterias elétricas pode chegar a ser 64% menos do que o gasto com combustível a diesel
  • Para abastecer um ônibus a diesel, o gasto pode chegar a R$ 18 mil por mês, para rodar toda a linha. Se for ônibus elétrico, o custo baixa para R$ 3 mil para rodar a mesma linha. Uma diferença de seis vezes.
  • A vida útil dos ônibus elétricos chega a 15 anos, enquanto os ônibus a diesel chegam a 10 anos, com média de 5 anos.

Fonte: BYD

Edição atual
Brasil
INSCREVA-SE GRÁTIS

Deixe seus comentários